Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 23.09.22 - 20h44

Intervenções artísticas embelezam nova pista de skate na Rua da Aurora

img_alt

Iniciativa é de um grupo de grafiteiros em parceria com a Prefeitura do Recife, que doou materiais e garantiu apoio operacional para a ação. (Foto: Dondinho/PCR)

 

A nova pista de skate da Rua da Aurora, que ficou como legado para a cidade após a realização do STU Nacional, um dos maiores eventos do calendário da modalidade no país, vai ficar ainda mais bonita. É que um grupo de grafiteiros está realizando uma série de intervenções artísticas no equipamento público, com participação da Prefeitura do Recife, que doou materiais e garantiu todo o apoio operacional necessário. Entre os artistas envolvidos no trabalho estão Caju, Mich, AK, Leo Gospel, Afro G, China Souza, Eter e Lelo Boy.

 

O secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Marcos Toscano, destaca que a gestão municipal apoia a arte espontânea de rua. “É um presente para nossa cidade. O grafite é uma linguagem artística que se comunica perfeitamente com a linguagem do skate. A intervenção se harmoniza muito bem com o espaço e com a Rua da Aurora como um todo. Os moradores serão beneficiados com o embelezamento da área”, afirmou na tarde desta sexta (23), durante encontro com o grupo de artistas.

 

“Arte é cultura, arte é transformação. A Prefeitura prestigia o grafite, que contribui para uma cidade cada vez mais bacana e melhor para se viver”, complementou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, que também prestigiou a atividade. “Trocamos uma ideia e estreitamos o contato com a Prefeitura, o que só fortalece nosso movimento. Nossa ideologia é colorir cada vez mais a cidade”, afirmou o grafiteiro Caju. A área ao lado da pista já havia recebido uma intervenção do artista Heber Oliveira, que executou uma obra de Manoel Quitério, junto com os também artistas Almir Pedro, Jonatha Rocha e Iraquitan Nascimento.

 

Mostrando seu compromisso com a Arte Urbana, a Prefeitura mantém o Programa Colorindo o Recife, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que promove a requalificação dos espaços urbanos através do grafite. No edital lançado este ano, já foram executados 22  painéis na cidade e outros 9 serão iniciados na próxima semana. No momento, estão em andamento as inscrições para o credenciamento de artistas e produtores culturais para execução de megamurais.

 

O programa mantém um cadastro de 129 artistas selecionados mediante edital aberto para grafiteiros e muralistas, com reuniões prévias abertas e consulta pública. São 94 inscritos na categoria painéis e 35 na categoria de oficinas educativas e culturais. A iniciativa busca tornar o Recife a maior galeria de arte urbana a céu do mundo, valorizando e dando protagonismo à cena local, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade, de forma coletiva.

 

LEGADO - A nova pista de skate, no cais da Aurora, tem mais de 600 m² e foi pensada em parceria com a Rio Ramp Design, principal escritório de arquitetura especializado em pistas de skate do Brasil. É a única fora do eixo Sul e Sudeste construída em padrão olímpico, o que permite atrair ainda mais skatistas de diferentes regiões do país para a cidade do Recife. O investimento total foi de R$ 840 mil, feito integralmente pela Plataforma Skate Total Urbe (STU), sem aporte de recursos municipais.