NOTÍCIAS

Cultura | 23.10.12 - 12h15

Adicional de insalubridade é tema de seminário realizado pela Assistência Social

Servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) participaram, na manhã desta terça-feira (23), de um seminário cuja temática foi Insalubridade no sistema de Assistência Social. Promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Comissão Integrada dos Servidores (CISAS), o evento aconteceu no Antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista, onde hoje funcionam o Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação do Município (DTEC) e o Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania do Município (CETEC).

A solenidade de abertura contou com a participação da titular da SAS, Niedja Queiroz, e representantes da CISAS. “Estamos dialogando com o Ministério Público para elucidar algumas questões relativas à saúde e segurança dos profissionais da nossa pasta. Nesta palestra vamos discutir se os assistentes sociais, psicólogos e trabalhadores da assistência social têm direito ou não a insalubridade. Estamos, ainda, conversando com a Secretaria de Saúde e esperamos conversar com outras áreas posteriormente para obter uma formatação melhor para nossos servidores”, ressaltou Queiroz.

Com o objetivo de esclarecer em quais circunstâncias ou condições os servidores têm direito ao adicional de insalubridade, a SAS convidou o engenheiro em segurança de Saúde do Trabalho da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Félix Antonio Azevedo, para ministrar a palestra principal. “A insalubridade é uma situação que não é bem vinda, por ser uma condição adversa das atividades laborais do trabalhador. Então, é importante que o servidor conheça as condições de trabalho para que ele próprio possa se proteger e entender a verdadeira função do adicional de insalubridade”, explicou o engenheiro