Codecir recebe visita do coordenador de Defesa Civil do Estado de São Paulo
O pioneirismo da Defesa Civil do Recife na utilização do gel impermeabilizante nas encostas da cidade tem chamado a atenção de gestores de todo o Brasil. Nesta quarta-feira (24), a Codecir recebe a visita do Coronel Meira, secretário e coordenador Estadual da Defesa Civil de São Paulo. A partir das 9h, acompanhado da coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira, ele irá conhecer alguns pontos onde foi aplicado o produto, que protege as barreiras da ação das águas da chuva, evitando deslizamentos e acidentes em áreas de morro.
Coronel Meira, que também é chefe da Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, visitará pontos de encostas da Rua Hidrolândia, no Córrego José Grande (Alto José Bonifácio), que foram contempladas com a aplicação do gel impermeabilizante. Ele chega ao Recife com o objetivo de conhecer essa experiência inovadora e exitosa, que tem contribuído para salvar vidas nas áreas de morro, de forma muito mais eficaz e econômica que as lonas plásticas. No local, além da Defesa Civil recifense, ele será acompanhado por representantes da Empresa de Urbanização do Recife (URB) e da ViaEncosta, empresa responsável pela aplicação do produto nas barreiras.
O gel foi utilizado, pela primeira vez, em 2010. O produto foi aplicado em 12 pontos do bairro do Ibura, em caráter experimental, numa área total de 1.500 m². Após um ano, os resultados foram considerados muito positivos, sendo constatado que as chuvas não causaram transtornos em nenhum dos locais onde foi utilizado. Devido ao sucesso do produto, a Prefeitura iniciou, em maio deste ano, uma nova etapa de aplicação do gel em diversas áreas de risco da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança para as comunidades que moram nesses locais. Já foram aplicados, em 2012, 44.500 m² em 126 pontos de risco no Recife. Para sua utilização, o Município conta com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões. Os recursos são do Ministério da Integração Nacional, com contrapartida da Prefeitura.
Gel impermeabilizante – Fabricado com base bio-óleo vegetal e polímero acrílico, o gel evita a degradação do solo, protegendo-o da erosão. O produto também recompõe o solo já desprovido de vegetação e retém a umidade não permitindo a sua desfragmentação e o seu conseqüente deslizamento.
O produto tem durabilidade de cinco anos, devendo ser feito um reforço anual, com a reaplicação de 20% do que foi utilizado anteriormente. A utilização do gel possibilita um aumento na segurança das encostas, além de representar uma economia significativa para o município, já que pode ser utilizado em lugar da lona plástica. Ele tem uma durabilidade e eficiência muito maior que o plástico, que precisa ser reposto, em média, a cada 15 dias.
Depois de aplicado o gel, em apenas quatro horas o terreno já se encontra totalmente impermeabilizado. Ele também evita locais para desenvolvimento de escorpiões e ratos. O gel forma uma resina plástica transparente que não absorve água e agrega o solo evitando a desagregação de areia e argila, o que evita o entupimento de canaletas.