NOTÍCIAS

| 23.10.12 - 17h23

Mamam recebe exposição Intuição et cetera do programa Rumos Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural

A mostra apresenta 31 obras de 19 artistas contemplados no programa de mapeamento, apoio e difusão da produção artística no país

O Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam) recebe, a partir desta quarta-feira (24), a exposição Intuição et cetera, encerrando a itinerância do programa Rumos Artes Visuais 2011/2013, realizado pelo Instituto Itaú Cultural. A exposição é um recorte da mostra Convite à Viagem exibida em São Paulo como resultado do mais recente edital do programa de mapeamento, apoio e difusão da produção artística no país. Os recortes desta mostra ganham curadoria de cada equipe regional com exposições em Goiânia (GO), Belém (PA), Joinville (SC) e Recife (PE).

No Recife, serão expostas 31obras produzidas por 19 artistas selecionados no programa Rumos Artes Visuais. A curadoria é de Paulo Miyada, Matias Monteiro e Vânia Leal. Os curadores e os artistas conversam com o público na quarta-feira (24), às 17h. A abertura da exposição acontece na quarta-feira (24), às 19h. A exposição segue para visitação de 25 de outubro a 9 de dezembro, com entrada gratuita.

O curador Paulo Miyada conta que para selecionar as obras que participam deste recorte usou a referência pessoal. “Hoje a arte contemporânea não tem um limite ou um contexto claro de definição. Por isso, utilizei o cunho pessoal como referência e, assim, surgiu o tema da intuição, usada como a primeira etapa do pensamento racional, antes de ser dividido e analisado”. Com esta linha curatorial, foram selecionados artistas que usaram elementos intuitivos em suas criações gerando obras que não se mostram claramente, pois precisam ser decifradas.

Embora não seja dividida em partes, a mostra pode ser analisada em três diferentes áreas. A primeira tem foco no desenho; o artista utiliza a intuição para iniciar o projeto e destaca o detalhamento na ponta do lápis como, por exemplo, nas obras Cerração, Neblina e Névoa Subindo a Serra, do gaúcho Rafael Pagatini.

Outros trabalhos que se encaixam nesse contexto são os desenhos feitos em grafite, aquarela, guache e lápis de cor do brasiliense Virgílio Neto e as pinturas em caneta hidrográfica de Vinicius Guimarães, do Espírito Santo. A impressão em pigmento sobre papel algodão da série Polaroids, da carioca Maria Laet, complementa essa área devido à precisão e à capacidade do entendimento subjetivo.

A segunda área apresenta obras que expressam o controle e a premeditação. São trabalhos analíticos, que mantêm o mistério com o objetivo de despertar algo no público. As obras A Morte, O Mito, O Homem e A Mulher, da série Retratos, da paraense Berna Reale, observam o espectador, produzindo nele um entendimento pessoal. Imagem, do artista paulista Thiago Honório, apresenta um cubo espelhado até a altura do pescoço e uma cabeça de imagem de roca do século XVIII na parte de cima, o que provoca reações de estranhamento assim como a instalação Resistência, de Marília Furman, também de São Paulo, composta por um holofote e uma chapa de vidro, dispostos de maneira que provocam uma tensão porque o vidro pode se partir a qualquer momento.

Enfim, a terceira abordagem é o espaço e a paisagem com criações que envolvem a capacidade de percepção da totalidade. Depois da visão espacial do todo é que se percebem detalhes como em Parede Suprematista, projeção de vídeo do paulista Guilherme Teixeira. As videoinstalações Projeção 0 e 1, do paulista Luís Roque, e Petricor, da carioca Luiza Baldan, se encaixam no contexto por mostrarem ambientes e paisagens.

As fotografias Corpo em Segredo P e Corpo em Segredo B, do goiano Dalton Paula, adequam-se entre duas áreas, pois abordam o controle e o mistério e, ao mesmo tempo, ocupam um lugar no espaço. Da mesma forma, a instalação Passagem Secreta, de Luciana Paiva, do Distrito Federal, fica entre as áreas do desenho e do ambiente. É feita de páginas de livros atravessadas por uma fita invisível, desenhando um caminho e impondo a ocupação do espaço.

Difusão - A proposta do programa Rumos Artes Visuais é, com base na realidade de cada região, ao mesmo tempo viajar, diagnosticar e fomentar a criação visual do país. Na quinta edição do programa foram 1.770 inscritos: 1.095 da região sudeste, 315 da Sul, 173 vieram do Nordeste, 117 do Centro-Oeste e 66 da região Norte. Destes, os selecionados são: 11 do Rio de Janeiro; oito de São Paulo, sete do Rio Grande do Sul, quatro de Minas Gerais, três do Distrito Federal. Do Pará e da Bahia foram contemplados dois e um do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

Serviço
Exposição Intuição et Cetera
Bate-papo com os curadores e artistas no dia 24 (quarta-feira), às 17h
Entrada gratuita por ordem de chegada: 50 vagas
Abertura com coquetel para convidados: 24 (quarta-feira), às 19h
Visitação: De 25 de outubro a 9 de dezembro
De terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 13h às 17h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Local: Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Informações: (81) 3355-6870/ 3355-6871