Semana Municipal de Ciência e Tecnologia: da teoria à pratica
Trilhas ecológicas, visita ao planetário e lançamento de pequenos foguetes foram algumas das atividades que estudantes da rede municipal de ensino participaram, nesta terça-feira (22), durante a 8ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife. A programação conta com atividades para o público em geral e para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ambos da rede educacional da PCR.
As atividades, que são gratuitas, têm o objetivo de fazer com que os estudantes vivenciem na prática as teorias repassadas nas salas de aula oportunizando o conhecimento de forma lúdica. As atividades seguem até sexta-feira (25) em diversos locais da cidade.
Participante da trilha ecológica, Ellen Luana, 11 anos, estudante da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena foi ao Jardim Botânico pela primeira. Encantada com os novos conhecimentos, a aluna falou que achou todo o passeio muito interessante. “Gostaria de assistir a mais aulas assim, é mais fácil de aprender”, disse. Durante a tarde a Caravana da Ciência aportou no Forte do Brum, onde os alunos assistiram o lançamento de pequenos foguetes experimentais.
“A Semana Municipal permite mostrar aos estudantes o que é realmente a natureza e a importância da preservação. Esse evento não deveria acontecer apenas uma vez ao ano. É uma ótima iniciativa da Prefeitura”, comentou a professora de Língua Portuguesa, Ana Cristina Cavalcanti.
Sobre o tema - “Esporte, Saúde e Educação” é o tema da oitava edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que acompanha a Semana Nacional. Ele foi inspirado nos grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Estão sendo utilizadas as práticas esportivas para apresentar à população os aspectos científicos, educacionais e de saúde relacionados com a prática esportiva. A 8ªSMCT conta com o apoio dos Governos Federal (Forte do Brum) e do Estado (Espaço Ciência e Torre Malakoff) e do Porto Digital.
Programação:
JARDIM BOTÂNICO – Dia 23
Os visitantes farão uma trilha ecológica. A programação conta ainda com jogos, brincadeiras e exibição de vídeos alusivos ao meio ambiente.
PORTO DIGITAL – Dia 23/10
Passeio para conhecer o Porto de Digital, um dos mais importantes centros de empreendedorismo em criação e inovação tecnológica do país. A visitação conta ainda com a apresentação de casos de sucesso ligados à saúde.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PROFESSOR PAULO FREIRE – Dia 23/10
Oficina para construção de blog. O desafio do dia será a construção de blogs, utilizando softwers livres, e com temas que sejam correlacionados à Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PROFESSOR PAULO FREIRE – Dia 24/10
Exibição de peça teatral “Um olhar sobre a cidade” e aula-oficina de coleta seletiva “Reaproveitar com Arte”, da EMLURB.
ESCOLA ITINERANTE DE INFORMÁTICA – Até o dia 24/10 (manhã e tarde)
Atividade: acesso à Internet
Ônibus-escola- os visitantes do Forte do Brum terão acesso à Internet para consultas e pesquisas.
CENTRO DE TECNOLOGIA (CETEC) – Dia 24/10
- A atividade conta com jogos eletrônicos pedagógicos desenvolvidos pela empresa Joystreet/OJE. Serão realizadas gincanas com o objetivo de desenvolver a interação, cooperação e integração das equipes com base no conhecimento (24/10 à tarde).
- Realização de oficinas de robótica (24/10 manhã e tarde).
PORTO MÍDIA – Dia 24/10
Visita ao Porto Mídia, um importante centro de suporte ao empreendedorismo e tecnologia na área de economia criativa. O passeio inclui visitação aos laboratórios de criação, animação, designer, edição de imagem, finalização, edição de som, mixagem.
PASSEIO BARCO ESCOLA – Dia 25/10
A proposta é conhecer a cidade por um ângulo diferente. O passeio de catamarã é aberto ao público e é gratuito. Todo o trajeto será acompanhado por um guia que trará informações sobre os manguezais, a formação dos rios que cortam a cidade, monumentos e pontes do Recife.
O catamarã parte sempre do Marco Zero voltando ao mesmo ponto.
A idade mínima para fazer o passeio é de 10 anos (menores desacompanhados devem portar autorização dos pais).
Saída: 9h
Chegada: 12h
TORRE MALAKOFF – Dia 25/10
A programação noturna (20h) é destinada à observação astronômica, palestras e exibição de vídeos sobre o Sistema Solar.
ACADEMIA DA CIDADE – Até o dia 25/10 (manhã e tarde)
A população contará com aulas nas seis RPA’s da cidade. A atividade se repetirá em dois horários diferentes ao longo do dia. Além da prática de exercício físico, a programação conta ainda com palestras informativas sobre qualidade de vida e saúde.
ENCERRAMENTO – Centro Educacional Paulo Freire – Dia 25/10
8h – Mostra Científica
8h30 – Apresentação de corais infantis
9 às 11h30 – Palestras
12h – Encerramento