NOTÍCIAS

| 23.10.14 - 16h16

Centro de Saúde Olinto de Oliveira promove ações no Outubro Rosa

Cerca de 400 mulheres foram beneficiadas com exercícios físicos, palestras e serviços de saúde. (Foto: Mariana Azevedo/PCR) 

Dentro da programação promovida pela Secretaria de Saúde do Recife para o Outubro Rosa, o Centro de Saúde Olinto de Oliveira, na Caxangá, preparou atividades especiais para as mulheres nesta quinta-feira (23). Cerca de 400 mulheres foram beneficiadas com atividades físicas, palestras e serviços de saúde.

A programação teve início às 8h da manhã com uma aula de dança ministrada por profissionais da Academia da Cidade. Ainda no turno da manhã teve início o funcionamento do Mamógrafo Móvel, com a realização de 80 exames preventivos para mulheres entre 50 e 69 anos. As mulheres também fizeram testes rápidos de HIV e Sífilis. A dona de casa Bernadi Santana, 65 anos, chegou logo cedo para aproveitar as atividades. “Estou adorando as aulas da Academia da Cidade, porque a gente fica mais disposta”, afirmou a dona de casa.

Além do mamógrafo, as usuárias puderam fazer coleta de citologia oncológica, para detecção de câncer, e exames clínicos de mama. Enquanto elas aguardavam na sala de espera, assistiam a palestras educativas sobre autoestima, prevenção e tratamento do câncer de mama. À tarde, os profissionais da Academia da Cidade realizaram um aulão de Tai Chi Chuan.

Luciana Pinheiro, coordenadora da Saúde da Mulher do Distrito Sanitário IV, ressaltou a importância da mobilização de todos os profissionais do Centro na comunidade e no evento. “A atuação dos agentes de saúde nesse evento foi muito importante para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Essa são atividades que contribuem para a prevenção de muitas doenças”, disse Luciana.