NOTÍCIAS

Finanças | 23.10.15 - 18h04

Medidas de reação à crise adotadas pela Prefeitura do Recife são apresentas em Congresso Nordestino de Municípios

img_alt

Rafael Figueiredo, à frente da Controladoria Geral do Município, falou para prefeitos, secretários, vereadores e agentes municipais. (Foto: Cortesia)

 

O secretário Rafael Figueiredo, responsável pela Controladoria Geral do Município, proferiu palestra na última quinta-feira(22) no 2º Congresso Nordestino de Municípios, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizado em Boa Viagem. O tema " medidas de reação à crise nacional: transparência e ações" chamou a atenção de quem estava na plateia, maioria formada por prefeitos, secretários, vereadores e agentes municipais. Em tempos de crise, exemplo como o da Prefeitura do Recife, que alinhou medidas de contenção, despertam a atenção de gestores municipais e nesse encontro não foi diferente.

O secretário enfatizou as ações capitaneadas pela Controladoria Geral do Município para ajudar a combater a crise e também ressaltou que trabalhar com transparência é muito importante para o gestor. Ele apresentou o Portal da Transparência bastante premiado por ofertar ao cidadão a possibilidade de acompanhar as despesas, receitas, convênios, remuneração e planejamento orçamentário do município. "Hoje cada vez mais o cidadão quer ficar por dentro de tudo que está acontecendo e também quer saber como o gestor vem tratando a máquina pública", alertou.

Ele disse que hoje mais do que nunca é preciso adotar medidas criativas para reduzir despesas e maximizar receitas que resultem em economia para o município. " Adotamos medidas que também podem ser copiadas por outros municípios como redução na frota de veículos, redução nos contratos, otimização dos serviços terceirizados que envolvem limpeza e vigilância, redução de gastos com telefonia e corte de diárias e passagens, exceto para viagens com o objetivo de captar recursos para investimentos", detalha.

O secretário ainda falou que adota o Gerenciamento Matricial de Despesas, metodologia que consiste em um planejamento e controle de despesas. "Especializamos servidores que observam os custos com frotas, com a educação, com a saúde e o planejamento tributário. Eles disseminam boas práticas nas unidades gestoras", disse, completando que há uma troca de informações onde são definidas metas a cumprir. "A CGM identifica erros, faz o diagnóstico, realiza uma pactuação com o gestor e ajuda a resolver o problema encontrado",conclui.