Recife Antigo de Coração em edição futurista
A festa vai contar ainda com pintura de um grande mural pela criançada, muita dança, shows de Juvenil Silva e de Zeca Viana e feira gastronômica com chefs renomados, como Biba Fernandes
Passado e futuro vão se encontrar no próximo domingo (25), durante a edição de outubro do Recife Antigo de Coração, evento promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O bairro mais antigo da cidade vai receber a visita de personagens que habitam todos os sonhos e planos futuristas da humanidade. Encerrando a programação da X Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, robôs programados pelos estudantes da rede municipal de ensino nas aulas do Programa Robótica na Escola, iniciado em 2014, vão dançar e conversar com o público.
Batizados de NAO, que significa cérebro em chinês, os robôs humanoides irão se apresentar e mostrar um pouco de sua destreza, dançando a música Leão do Norte, a partir das 15h. Também à tarde, farão uma participação especial no Recife Antigo de Coração a banda Rock Zero Bala e os youtubers Ni do Badoque, Beijo da Maga e Rayanne Menezes, do projeto me Segura que quero protagonizar.
Na Praça do Arsenal, o Recife Antigo de Coração contará com uma atração deliciosa. Das 14h às 22h, chefs renomados, como Biba Fernandes, do Chiwake e Chicama, protagonizarão a Arena Gastronômica do 14º Festival Gastronômico de Pernambuco, que contará com vários estandes e muitas receitas saborosas. Os petiscos e pratos custam de R$ 10 a R$ 25.
No palco do Marco Zero, será realizada uma prévia do Coquetel Molotov, com shows de Juvenil Silva e de Zeca Viana, a partir das 14h. Pela manhã, quem anima o público é Adriana B, com seu Show do Bem, que contará com a participação do Coral Edgard Moraes, dos blocos Boemios da Boa Vista e Com Você no Coração, entre outros. O Bloco Carnavalesco Misto Prato Misterioso se apresenta das 8h30 às 9h30 pelas ruas do bairro.
Outro festival que estará em cartaz no Recife Antigo de Coração é o Internacional de Dança do Recife, que, em sua 20ª edição, fará uma incursão no projeto Dançando na Rua. A partir das 16h, onze grupos se apresentarão no palco montado na Praça do Arsenal: Studio de Danças, Cia. Carolemos Dançarte, Balé Deveras, Cia. Malungo, Cia. Sopro de Zéfero, Obirim Mejeji, Cia. Pernambucana de Sapateado e Dança, Carvalho Cia. de Dança, Mostra de Danças Urbanas, Espaço e Grupo Endança, Cia. do Frevo do Recife e Cia. de Dança Fátima Freitas.
Para celebrar o Mês da Pessoa Idosa, serão reservados assentos especiais para esse público na platéia do Dançando na Rua, que dedicará apresentações aos idosos. E no palco montado em frente ao Marco Zero, corais relembrarão antigos carnavais.
Na Avenida Rio Branco, a ação batizada de Museu no Recife Antigo, que leva todo mês um equipamento para apresentar parte de seu acervo no bairro, contemplará o Museu do Homem do Nordeste, criado em 1979, pelo sociólogo Gilberto Freyre. A exposição em cartaz no bairro será Patrimônio em Disputa, que aborda questões como patrimônios imateriais e cartografias afetivas da cidade à luz do século XX.
No Recife Recebe, ação de valorização do turismo metropolitano da Secretaria de Turismo e Lazer, as cidades de Igarassu e São Caetano são as convidadas para mostrar seus atrativos e cultura no bairro histórico. Com 480 anos de história, Igarassu desfilará sua riqueza cultural e ecológica, com a exposição itinerante da biodiversidade local, feirinha de artesanato e apresentações do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, o mais antigo do Brasil, e do grupo de teatro de bonecos Q-riso e mulungu.
São Caetano, importante destino de turismo religioso, conhecido ainda por suas grandiosas formações rochosas, como a Pedra do Cachorro, levará uma La Ursa e o artesanato de Seu João, uma importante referência local.
No mês das crianças, o polo infantil contará com a pintura de um painel retratando o Marco Zero, jogos recreativos, além de campeonato de futebol de botão e exposição de álbum de figurinhas.
Vai ter ainda muita prática esportiva por todo o bairro; Festival de Cultura Judaica, na Rua do Bom Jesus; feira de economia solidária, exposição de mergulhadores sobre naufrágios e aulões de respiração e yoga, na Avenida Rio Branco.
Confira a programação completa
Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 15h às 22h;
Polo Infantil (Avenida Marquês de Olinda)
Recreação - 8h às 18h;
Campeonato de Futebol de Botão - 8h às 18h;
Exposição de álbum de figuinhas - 8h às 18h;
Aulão de pintura - 8h às 18h;
Polo Esportivo
Futebol freestyle - Rua do Bom Jesus, das 11h às 17h;
Aluguel de bike e patins - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;
Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Badminton - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Parkour - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Basquete de Rua - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Tênis - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;
Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;
Ringe patinação - Avenida Alfredo Lisboa, das 14h às 18h
Polo Cultural, Artístico e de Lazer
Recife Recebe (Igarassu e São Caetano) - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Feirinha do Bem - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Museus no Recife Antigo (Museu do Homem do Nordeste) - Avenida Rio Branco, das 12h às 18h;
Festival de Cultura Judaica - Rua do Bom Jesus, das 14h às 18h;
Associação Empreendeler - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Exposição de Mergulhos - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Pintando a Rio Branco - Avenida Marquês de Olinda, das 14h às 18h;
Aulão de Respiração e Yoga - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;
Festival Gastronômico de Pernambuco - Praça do Arsenal, das 14h às 22h;
20º Festival Internacional de Dança do Recife - Praça do Arsenal, das 16h às 18h;
Mês da Pessoa Idosa - Recife Antigo, das 10h às 20h;
X Semana Municipal de Ciência e Técnologia - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Palco Cultural
Bloco Carnavalesco Misto Prato Misterioso - Saída do Marco Zero, das 8h30 às 9h30;
Adriana B e o Show do Bem - Marco Zero, das 10h às 12h;
Prévias No Ar Coquetel Molotov - Marco Zero
Juvenil Silva, das 14h às 14h40;
Zeca Viana, das 15h às 15h40;
Polo Musical
Karynna Spinelli e Clube do Samba - Rua da Moeda, 15h às 18h;
Petrúcio Amorim e convidados - Rua da Moeda, 19h às 21h.