Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 23.10.18 - 19h12

Competições de atletismo marcam início dos Jogos Escolares do Recife 2018

img_alt

Pista do Centro Esportivo Santos Dumont foi palco para provas como corridas, saltos em distância e altura, arremesso de peso, dardo e disco (Foto: Mauricio Ferry/Cortesia)

 

Aos 13 anos, o estudante Wilames Tiago Feitosa Veiga já pode se considerar um vencedor. Poucos dias após conquistar a medalha de prata nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), o jovem subiu ao pódio em primeiro lugar na disputa dos 100 metros com barreiras dos Jogos Escolares do Recife 2018, na manhã desta terça-feira (23). As competições de atletismo aconteceram desde a segunda (22), na pista do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, reunindo atletas na disputa de provas como corridas, saltos em distância e altura, arremesso de peso, dardo e disco.

Wilames Tiago estuda na Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, onde treina desde o ano passado com o professor Renê. “Gosto muito de praticar esportes e já ganhei uma competição regional. Pretendo continuar treinando para melhorar sempre”, afirma o campeão. Realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), os Jogos Escolares do Recife 2018 reúnem mais de 1,6 mil estudantes de 31 escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de estimular a prática desportiva entre os alunos da rede municipal e a integração das unidades de ensino.

A competição é voltada para alunos matriculados nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. A estudante Amanda Maria da Conceição, da Escola Municipal Olindina Monteiro, em Dois Unidos, venceu a prova dos 800 metros. “É a primeira vez que eu ganho medalha numa competição grande. Comecei a treinar há dois meses, no campo da Minerva”, conta. O campeão do arremesso de pelota foi Yure Correia, da Escola Municipal Gilberto Freyre, enquanto que Rayane Kethelyn, do 7º Ano da Escola Municipal Costa Porto, venceu a corrida de 250 metros feminino.

“É uma alegria muito grande ver o interesse dos alunos nos Jogos. Consideramos fundamental estimular a prática esportiva nas escolas desde cedo”, afirma a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, que entregou as medalhas para os melhores colocados nas disputas. A competição vai até 5 de dezembro. Na manhã desta quarta-feira (24), as atividades chegam ao Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, com as competições de Natação e Badminton. Na quinta (25) e sexta-feira (26), haverá a Luta Olímpica na Escola Municipal Novo Pina.

Também na manhã da sexta-feira (26), os jogos retornam para o Compaz Ariano Suassuna com o Basquete, que continua nos dias 30 de outubro e 7 de novembro, no mesmo local. O torneio conta com oito modalidades: Basquete, Voleibol, Futsal e Handebol (coletivas) e Atletismo, Natação, Badminton e Luta Olímpica (individuais). As demais disputas acontecem a partir do dia 30 de outubro.