Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.10.18 - 15h42

Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto gratuito amanhã (24), no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Declarada Patrimônio da cidade, a Orquestra se apresenta, às 20h, com Richard Wagner e Beethoven no repertório. Apresentação é gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife. Para assistir, basta retirar o ingresso na bilheteria, a partir das 19h (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Declarada Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, a Orquestra Sinfônica do Recife sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel, na noite de amanhã (24), para mais um concerto gratuito e aberto ao público, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O concerto começa às 20h e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora mais cedo na bilheteria do teatro.

O concerto oficial de outubro terá no repertório dois dos mais célebres compositores eruditos do mundo: Richard Wagner e Beethoven. A primeira peça a ser tocada será a Abertura da Ópera Tannheuser, de Wagner, maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão do século 19. Baseada em uma lenda medieval, a ópera conta a história de um menestrel (Tannhäuser) que se deixa seduzir pela deusa Vênus e vai viver com ela nas colinas de Vênus, depois sente falta da vida na Terra e volta, rogando o perdão da humanidade. 

De Beethoven, um dos mais populares compositores eruditos, será executada a Sinfonia nº 4 em si bemol maior, Opus 60. “Escrita em 1806 e dedicada ao conde Oppersdorff, a Quarta Sinfonia revela um olhar para o passado, que se projeta audaciosamente para o futuro. No 3º movimento, por exemplo, o compositor realiza a extraordinária proeza de misturar, pela primeira vez na história da música, as métricas binárias e ternárias”, detalha o maestro da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre.

Patrimônio - Fundada por Vicente Fittipaldi, seu primeiro regente, há 88 anos, a Orquestra Sinfônica do Recife passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana, no último dia 9 de outubro, quando entrou em vigor a lei de nº 18.519/2018, proposta pela vereadora Ana Lúcia (PRB).

Considerada a mais antiga orquestra em atividade ininterrupta do país, a Sinfônica do Recife conta hoje com 85 músicos, entre primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tubas e percussão.

Concertos para Juventude - Na manhã de hoje, a Orquestra Sinfônica do Recife recebeu crianças e jovens das escolas Luzia Neves, de Olinda, e Júlio Carneiro de Albuquerque Maranhão, que fica localizada dentro do Engenho Liberdade, no Cabo de Santo Agostinho. “Trouxemos 47 alunos, de 5 a 11 anos, porque sabemos da importância da música para a formação intelectual e emocional das crianças. Eles têm aula música na escola e queríamos muito mostrar a eles que a música tem o poder de levá-los a muitos lugares”, disse a professora Simone Francisca.

E o pequeno Hugo Vinícius, 10 anos, concordou. “Achei muito lindo. Fiquei até brigando com meus colegas, pedindo silêncio. Esse lugar é sagrado. A gente vê mesmo que é”, disse, entusiasmado, após a aula de música erudita que recebeu. “Achei tudo bonito: as músicas e o teatro. Foi uma experiência muito grande pra mim”, celebrou Diego Vinícius, 11 anos.

A escola Júlio Carneiro de Albuquerque Maranhão levou 26 alunos, de 9 a 19 anos. Para Andréa Flávia, uma das professoras que acompanharam o grupo, o passeio não poderia ter levado os alunos mais longe. “Eles vivem num engenho. Estudam lá. Essa experiência foi muito rica para eles.”

Tanto, que Artur da Silva, 15 anos, disse ter sentido a música vibrar dentro do coração. “Foi muito bonito isso aqui. Violino, flauta, trombone, tudo tocando junto. Achei emocionante”, disse, com os braços abertos de euforia, na saída do teatro.

“Maravilhoso”, repetia Jackson Nascimento, 12 anos, ao final da apresentação. “Toco bateria e gosto muito de música boa. Foi muito interessante aprender um pouco sobre tantos instrumentos e conseguir reconhecer seus sons.”

Os Concertos para Juventude são gratuitos, mas exigem inscrição prévia. A participação de grupos e escolas precisa ser agendada pelo telefone 3355-3323.