Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 23.10.22 - 18h39

Jovens se reúnem para realizar monitoramento do Plano Municipal de Juventude do Recife

img_alt

A segunda edição do Seminário de Monitoramento do Plano Municipal de Juventude reuniu cerca de 150 participantes na Unicap. (Foto: Cortesia/PCR)

Jovens do Recife e representantes de organizações da sociedade civil se reuniram no 2º Seminário de Monitoramento do Plano Municipal da Juventude do Recife nestas quinta (20) e sexta-feira (21) na Universidade Católica de Pernambuco. Com o tema "Juventudes do Recife na Rota do Futuro", o evento reuniu cerca de 150 pessoas para discutirem o monitoramento das ações previstas no documento. As contribuições do Seminário serão levadas à Conferência Municipal de Juventude, prevista para acontecer em 2023. O Seminário é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas sobre Drogas,

O secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, se mostrou feliz pela adesão dos jovens ao seminário. "Desde a construção do seminário houve uma adesão muito positiva à agenda. Durante o evento, houve uma diversidade muito bonita, de identidade de gênero, étnicas-raciais, de diferentes territórios, com diferentes recortes etários. Vimos uma ampla participação de jovens com interesse de compreender os programas, projetos e ações que a gestão vem desenvolvendo. Diante do saldo positivo do Seminário, temos certeza que a Conferência Municipal de Juventude será plural, diversa e propositiva", destacou Marcone.

Marjory Soares, 24 anos, estudante de Farmácia e morador da Várzea, participou de todo o processo do 2º Seminário de Monitoramento do Plano Municipal de Juventude. "Todas as discussões foram muito valorosas porque, enquanto pessoa jovem não-binária, eu consegui construir diversas pautas e ações voltadas para a juventude LGBTQIA+. Além disso, também consegui debater diversas transversalidades da juventude nos espaços da cidade do Recife. Isso tudo foi muito importante porque a gente, de fato, participou. Não só eu, mas também diversas outras pessoas. Teve gente índígena, negra, pessoa com deficiência, muitas pessoas em cada um dos grupos que participaram", contou o estudante. "A gente acumulou muita experiência e saímos enriquecidos e pensando num Plano Municipal de Juventude que garanta nossa cidadania", concluiu Marjory.

O primeiro dia do Seminário começou com credenciamento dos inscritos e café da manhã. Em seguida, os participantes se reuniram no auditório para serem orientados sobre a metodologia e a agenda previstas para os dois dias de encontro. Após a pausa para o almoço, os participantes foram divididos em cinco grupos com o objetivo de debater sobre os eixos. A proposta inicial era que os participantes passassem por todos os grupos de forma itinerante para que tivessem contato com todos os temas. Os grupos foram divididos em: 1) Mobilidade e Território, Diversidade e Igualdade, Comunicação e Liberdade de Expressão; 2) Segurança Pública e Acesso à Justiça, Cidadania e Participação Social; 3) Educação, Desporto e Lazer; 4) Saúde, Sustentabilidade e Meio Ambiente; 5) Cultura, Profissionalização, Trabalho e Renda.

No segundo dia, os jovens se reuniram em grupos a partir dos 5 eixos, onde tiveram a oportunidade de fazer um monitoramento de forma mais aprofundada dos objetivos e das metas traçadas no plano municipal de juventude, e avaliar quais foram os avanços dados e sugerir melhorias para o aprimoramentos e boa execução da gestão das políticas públicas de Juventude. Participaram da discussão representantes da gestão municipal que puderam responder os questionamentos referentes às respectivas temáticas em cada um dos cinco grupos. A mediação dos diálogos e a estruturação do Seminário contou com a colaboração dos membros do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas, ligado à Secretaria Executiva de Juventude. O Comitê foi fundamental para o sucesso do evento.