Secretaria de Saúde realiza eleição para conselhos do distrito sanitário V
Por Victor Ferreira
A Secretaria de Saúde do Recife está realizando eleições para os conselhos de algumas unidades do distrito sanitário V. A votação começou nesta quarta (23) no Centro de Saúde Professor Romero Marques/Ipiranga (Rua Carlos Gomes, 932, Bongi). Ao todo serão eleitos 16 integrantes para fazer parte da gestão. As eleições serão retomadas nesta quinta-feira (24), das 8h às 16h, nas próprias unidades.
Os conselhos de unidade servem para exercer um controle social e de fiscalização sobre os serviços ofertados, com o objetivo de melhorar o atendimento. Os conselheiros têm que contribuir, em parceria com a gestão, para que a unidade funcione prestando um serviço melhor para os usuários.
O conselho de usuários fiscaliza a gestão e propões uma melhor condição de atendimento. A partir destas sugestões, os gestores discutem, tento com o conselho de usuários como o de trabalhadores, como serão implantadas estas melhorias. Na eleição do conselho de usuários, apenas os próprios usuários é que têm direito a voto. Quanto ao conselho de trabalhadores, a sua principal função é fortalecer as demandas que saem da unidade, a partir do gerenciamento dela.
“Estes conselhos são importantes, pois no momento em que eu vou ao secretário de saúde, discutir uma melhor condição, se eu estiver apoiado pela cobrança de um conselho de unidade, eu tenho muito mais força política para argumentar que preciso desta melhoria”, explicou o coordenador de conselhos distritais de saúde, Adrião Albuquerque.
Ele reforçou, ainda, que estes conselhos não servem como sindicatos. “É preciso ter cuidado, pois muita gente acha que o conselho de unidade é um sindicato dos trabalhadores. Mas ninguém vai discutir, por exemplo, a questão do ponto do trabalhador, caso ele falte ao trabalho. A intenção dos conselhos, realmente, é apenas de buscar melhorias para a unidade de saúde”, complementou Adrião.
Nesta quinta-feira (24) também vão ser eleitos os conselhos de unidade no CAPS AD Espaço Travessia René Ribeiro (Rua Jacira, 210, Afogados) e no CAPS Cléa Lacé (Rua Emília Torreão, 145, Afogados). A diferença é que, neles, apenas o conselho de trabalhadores será eleito. Outro detalhe é que não haverá eleição, apenas uma aclamação, já que, nas duas unidades, houve um consenso entre os trabalhadores. No Cléa Lace, a cerimônia será às 9h e, no René Ribeiro, às 17h.
Até o próximo dia 6 de dezembro, ainda vão acontecer eleições dos conselhos de outras unidades de saúde do distrito sanitário V.