NOTÍCIAS

| 23.11.12 - 19h46

Santo Amaro virou palco para o Festival de Teatro

[caption id="attachment_28669" align="alignleft" width="334"] O Festival Recife de Teatro Nacional segue até o dia 2 de dezembro. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Seguindo a diretriz da democratização e descentralização da cultura, o Festival Recife do Teatro Nacional proporcionou à comunidade do bairro de Santo Amaro a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral, na tarde desta sexta-feira (23). Um numeroso público, junto aos alunos da Escola Municipal Sede do Saber, reuniu-se na Praça Santa Terezinha, para acompanhar de perto a apresentação do Grupo de Teatro Drão e Movimento Cultural Fazendo Arte.

“Esse momento é reflexo de um maior investimento nessa edição do Festival e também faz alusão ao nosso homenageado, Marcus Siqueira, que se preocupava muito em propagar esse lado da formação que o teatro possibilita. É importante agradecer a colaboração das lideranças do Orçamento Participativo, que foram fundamentais para que esse evento esteja acontecendo”, comentou a secretária de Cultura, Simone Figueiredo.

A peça A quase morte de Zé Malandro, que tomou a atenção do público, é uma adaptação da obra Contos de Enganar a Morte do autor Ricardo Azevedo, que tira do imaginário popular inspiração para contar histórias como a de Zé Malandro. O personagem principal gosta de vadiar e jogar baralho um dia ganha o direito de fazer quatro pedidos a uma viajante que lhe pediu ajuda. Mas ao descobrir que a viajante era a morte disfarçada, Zé cria um truque atrás do outro para driblar a morte.

As peripércias do malandro agradaram especialmente a criançada. “Achei ótimo. Já tinha ido ao teatro, mas faz muito tempo. Seria bom se a gente pudesse ver esas apresentações mais vezes aqui”, comentou a estudante, Larissa da Silva Araújo, 10 anos. “É um momento muito valioso para nós. O teatro desperta a sociabilização e auxilia também na linguagem oral das crianças. Além disso, a arte desperta emoções e dentro da realidade de conflitos e violencia que muitas delas se encontram, é importante canalizar esses sentimentos para coisas positivas”, avaliou a diretora da Escola Sede do Saber, Elaine Aragão.

A programação do FRTN segue até 2 de dezembro e inclui 18 espetáculos, lançamentos de livros, seminário, oficina-residência, leituras dramatizadas e workshops. Os ingressos tem preços populares, R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). Neste ano, cada RPA receberá três espetáculos e um workshop. A programação completa estará disponível no site www.15frtn.com .