NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.11.16 - 12h00

Prefeitura do Recife recupera quase dois quilômetros de passeios no centro da cidade

img_alt

As obras vão beneficiar quem transita pelo centro da cidade, em vias de grande circulação e acesso ao transporte público. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Mais mobilidade para quem circula pelo centro da cidade. A Prefeitura do Recife está realizando obras de recuperação de quase dois quilômetros de passeios na Rua Jener de Souza, no Bairro do Derby; na Avenida Martins de Barros, no Bairro de Santo Antônio; e no entorno do Parque Treze de Maio, em Santo Amaro. As vias estão recebendo uma série de melhorias e adequações que vão garantir aos pedestres maior agilidade, conforto, segurança, sobretudo, no acesso à rede de transporte público. O investimento é de R$ 246 mil.

As intervenções são executadas pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). No Parque Treze de Maio, a ação foi iniciada nesta terça-feira (22/11) e tem previsão de conclusão em 30 dias. Neste período, será requalificada toda a extensão de cerca de um quilômetro em passeio em pedra portuguesa ao redor do parque. Além disso, a mureta de proteção e o gradil que circundam o equipamento também passarão por manutenção. 

Já as obras na Rua Jener de Souza e na Avenida Martins de Barros começaram na última semana e devem ser finalizadas até o final de novembro. Na primeira via, o trabalho está acontecendo no trecho de quase 420 metros do canteiro central entre a Rua Henrique Dias e as imediações do Quartel do Derby. Na Martins de Barros, a melhoria está em andamento na área de aproximadamente 490 metros entre a Ponte Maurício de Nassau e o Terminal Cais de Santa Rita.

Estão sendo feitas obras de restauração e regularização do piso nos trechos em concreto, pedras portuguesas e mineiras. As melhorias nas vias ainda incluem obras de acessibilidade com implantação de rampas e pisos podotáteis; recuperação de caixas de drenagem pluvial e consertos dos alegretes (canteiros de plantas), que estiverem ao longo dos trechos. 

Desde 2013, a Prefeitura do Recife desenvolve uma ação pioneira para a recuperação de calçadas, beneficiando áreas estratégicas da cidade. Em quase quatro anos, o município recuperou 91 quilômetros de calçadas, investindo mais de R$ 17,7 milhões. As intervenções incluíram a instalação de 210 rampas de acessibilidade e colocação de mais de três quilômetros de piso podotátil, que são faixas em alto-relevo fixadas no chão com o objetivo de auxiliar na locomoção.

LEGISLAÇÃO - No Recife, a Lei nº 16.890/2003 prevê que o proprietário do imóvel seja o responsável pela construção e manutenção das calçadas. Cabe à gestão municipal, portanto, a recuperação de calçadas em frente a prédios públicos municipais, canteiros centrais de vias, praças, parques e linhas d’águas (rios, canais etc).