Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.11.21 - 19h22

Prefeitura promove primeira reunião plenária de conselho estratégico

 

CEDES/Recife visa formular políticas públicas para promover o desenvolvimento econômico e social e combate à desigualdade

 

Como forma de avaliar percepções e cenários, e ouvir proposições para formulação de políticas públicas de promoção do desenvolvimento econômico, de garantias da proteção social e de combate às desigualdades no Recife, o prefeito João Campos comanda, nesta quarta-feira (24), a primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). O encontro será realizado no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, a partir das 14h, e deve contar com a presença dos 53 Conselheiros Eméritos, designados no Diário Oficial do Município desta terça-feira (23). Esse será o primeiro encontro do gestor municipal, que preside o colegiado, com o organismo consultivo.

 

O corpo de Conselheiros Eméritos é formado por personagens icônicos e formadores de opinião com forte inserção e representatividade junto à sociedade civil do Recife representando diversos segmentos sociais. O prefeito designou Marcos Toscano como secretário executivo do CEDES e também lidera a primeira reunião. O secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Martins, participa da reunião, com a apresentação do modelo de gestão e participação social e da proposta de Mapa da Estratégia 2021/2024. Participam ainda a vice-prefeita Isabella de Roldão e outros secretários municipais.

 

Entre os conselheiros estão a economista Tânia Bacelar; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o músico Maestro Spok; o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto; a chef Carmen Peixoto; o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger; a presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE), Chopelly Glaudystton; o presidente do Movimento Atitude, Guilherme Ferreira Costa; os ex-ministros Sérgio Rezende e Raul Jungmann; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; o professor e cientista Silvio Meira; o professor, pesquisador e empresário João Recena; o presidente da CDL-Recife; Frederico Leal; dentre outros importantes nomes da sociedade civil.

 

Uma das características do colegiado é a sua pluralidade, com personagens importantes de áreas como Economia Criativa; Esportes; Tecnologia e Inovação; Educação; Religião; Conselho e Sindicatos; Cultura; Academia; Turismo; Movimentos Sociais; Meio Ambiente; Lideranças Locais; e Setor Privado.

 

Na pauta da primeira reunião, o Conselho deve apresentar seus objetivos prioritários, o modelo de gestão e participação social da Prefeitura do Recife, a conjuntura relacionada às temáticas estratégicas, além de promover o primeiro debate entre conselheiros e apresentar a proposta de Mapa da Estratégia da Gestão. Também, ao final, o prefeito João Campos, formaliza os primeiros encaminhamentos.

 

O CEDES/Recife possui uma Secretaria Executiva, que tem como uma de suas atribuições a assistência e assessoramento de caráter técnico e administrativo ao Conselho; uma Plenária, que assumirá a deliberação sobre as diretrizes e programas de ação do Conselho, a elaboração de estudos e propostas de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento econômico e social da cidade, entre outros; e Câmaras Temáticas, que serão formadas de acordo com as necessidades apontadas pelo Conselho e com funcionamento temporário, terão o trabalho de formular estudos e propostas sobre temas específicos encaminhados pela Presidência ou pela Secretaria Executiva.

 

Além disso, o colegiado assume um importante protagonismo enquanto articulador junto à sociedade na busca por diálogo, escuta ativa e participação efetiva de especialistas nas áreas econômica e social, de representações governamentais e de entidades da sociedade civil. Fará parte da sua rotina de trabalho desse colegiado a proposição de iniciativas que gerem emprego e renda e promoção e preservação de justiça social e do meio ambiente, a partir da construção de alianças no âmbito público e privado nas esferas federal, estadual e municipal.