NOTÍCIAS

| 23.11.22 - 15h36

Copa do Mundo: Prefeitura do Recife divulga horário especial de serviços nos dias dos jogos da Seleção Brasileira

 

Alguns serviços públicos terão horário de funcionamento alterado em função do decreto, que regulamenta expediente nas repartições da administração direta e indireta 

 

 

Em função dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, no Catar, alguns serviços públicos oferecidos pela Prefeitura do Recife terão horários de funcionamento alterados. A determinação cumpre o decreto publicado no Diário Oficial do Município, que estabelece horário expediente até às 13h em todas as repartições públicas e entidades da Administração Direta e Indireta, com exceção dos serviços considerados essenciais, quando as partidas ocorrerem às 16h; e até às 11h, quando os jogos estiverem marcados para às 13h. A medida vale até o dia 18 de dezembro, quando envolver jogos do Brasil. Confira os horários de funcionamento para esta quinta-feira (24):

 

EDIFÍCIO-SEDE - No edifício-sede da Prefeitura do Recife, nesta quinta-feira quando o Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo, o expediente será encerrado às 13h e as rotinas dentro do prédio, incluindo o atendimento ao público, serão retomadas normalmente no dia seguinte, na sexta-feira (25). 

 

TURISMO E LAZER - A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife informa que o expediente na repartição irá funcionar de acordo com a determinação da gestão municipal durante os jogos da Copa do Mundo 2022. Quando o jogo ocorrer às 16h, o expediente será até às 13h; e quando a partida  for às 13h, o expediente será até às 11h. Os parques Santana e Macaxeira, no entanto, estarão abertos normalmente, todos os dias.

 

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE - Por causa dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, o Jardim Botânico do Recife funcionará das 9h às 13h nesta quinta-feira. No dia seguinte o espaço retoma o seu horário normal das 9h às 15h, com entrada gratuita. 

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - A Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA) informa que o Hospital Veterinário do Recife (HVR) atende das 7h às 13h, reabrindo normalmente na sexta-feira (25), das 7h às 18h. Quando os jogos da Seleção Brasileira forem às 13h, o expediente será até às 11h.

 

ESPORTES - Nos dias de jogos do Brasil às 16h, as 23 unidades da Academia Recife abrem pela manhã, das 5h30 às 9h30. Em partidas às 13h, operam normalmente, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. Já o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), em partidas do Brasil realizadas às 16h, funciona até as 13h. Nos jogos às 13h, segue ativo até às 11h.

 

MERCADOS PÚBLICOS - Nos dias de jogos do Brasil, os mercados públicos da cidade funcionam entre 6h e 18h.

 

SAÚDE - Nesta quinta-feira (24), quando acontecerá o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a imunização anticovid será realizada das 9h às 15h30, nos shoppings RioMar, no Pina; Recife, em Boa Viagem; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro. O Centro de Vacinação Infantil do Sítio Trindade, em Casa Amarela, vai funcionar das 7h30 às 15h30, aplicando o imunizante nas crianças de 5 a 11 anos, por agendamento e demanda espontânea, e nos bebês de 6 a 11 meses sem comorbidades e de 6 meses a 2 anos com comorbidades, exclusivamente mediante agendamento. Os demais pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, funcionarão das 8h às 13h. 

 

Além disso, os oito pontos de testagem de covid-19 da Prefeitura do Recife também irão realizar, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus. Para ter acesso aos testes, é preciso agendar através do site (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar/) ou aplicativo do Conecta Recife, clicando na aba Vamos Testar. A testagem para Monkeypox funcionará normalmente, das 8h às 12h, mediante agendamento.

 

Os atendimentos de rotina das unidades de saúde da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde acontecerão das 8h às 13h. A partir das 19h, cinco Upinhas vão funcionar em regime de plantão para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

 

Também estarão funcionando normalmente, durante o jogo, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais funcionando até às 13h, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. Já as demais vacinas de rotina serão aplicadas de acordo com o funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, das 8h às 13h, e só voltarão a ser disponibilizadas na sexta-feira (25).

 

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

 

PROCON - O Procon Recife terá horário reduzido para atendimentos presenciais em sua sede e nas extensões do Compaz nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa. Nas partidas que começam às 16h, o expediente será até às 13h. Já em jogos que ocorrem às 13h, o funcionamento será até 11h.

 

O Procon Recife está localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, bem como em postos de atendimento nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). A população pode registrar reclamações no site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

 

NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO - O Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS/Procon Recife), que funciona em parceria com o Centro Universitário UniFBV Wyden, na Imbiribeira, vai funcionar até às 14h sempre que os jogos do Brasil começarem às 16h. Quando os jogos forem às 13h, o expediente será normal.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nos dias em que os jogos com a seleção brasileira acontecem às 16h, o expediente será encerrado às 13h nos serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros POP. Já quando os jogos acontecem às 13h, o expediente segue até às 11h. As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, que funciona das 19h às 5h; as casas de acolhimento institucional, que funcionam 24 horas; e os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que seguem ofertando refeições das 11h às 14h e das 17h às 19h diariamente.

 

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife, que são equipamentos de Direitos Humanos, também seguem os horários nos dias de jogos da seleção brasileira.

 

CULTURA - Em função do jogo que inaugura a atuação da seleção brasileira na Copa 2023, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife encerrarão o expediente mais cedo, a partir das 13h.

 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, vão seguir a determinação da gestão municipal e em dias de competição do Brasil,  em que os jogos forem às 13h, o expediente será até às 11h e quando os jogos ocorrerem às 16h, o expediente será até às 13h. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo. 

 

COMPAZ - O funcionamento dos COMPAZ e da Rede Bibliotecas pela Paz seguirá o previsto no ofício da PCR: até 11h quando o jogo do Brasil for às 13h; e até 13h quando o jogo for às 16h. No caso do Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), as atividades serão suspensas exceto pela testagem de Covid, que funcionará normalmente.

 

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer de multas serão normais (das 8h às 13h) quando os jogos do brasil ocorrerem às 16h. Quando a partida for às 13h, o atendimento será das 8h às 11h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população é feito por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

 

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO -  Em razão do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar 2022, as Agências de Emprego e Sala do Empreendedor da Prefeitura do Recife funcionarão em horário reduzido nesta quinta-feira (24): das 8h às 13h. Ambas retornam no dia seguinte em com expediente normal, com Agências de Emprego funcionando das 8h às 16h e a Sala do Empreendedor das 8 às 17h. As 17 Escolas Profissionalizantes do Município também terão horário reduzido nesta quinta-feira, das 8h às 13h. Funcionando assim somente no período da manhã.