Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.11.22 - 21h06

Recife retoma vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos nesta quinta (24)

img_alt

Imunização será feita exclusivamente por agendamento em cinco Centros de Vacinação. Município recebeu do Ministério da Saúde mil doses de Coronavac. (Foto: Ikamahã/Sesau)

 

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura do Recife vai retomar a vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. Neste momento, a imunização deste grupo será feita exclusivamente através de agendamento pelo site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife - que estará aberto a partir das 18h desta quarta (23). O município recebeu, do Ministério da Saúde, mil doses de Coronavac/Butantan - único imunobiológico aprovado pela Anvisa para vacinar este grupo. 

 

Em função das poucas doses recebidas, a vacinação será concentrada em cinco Centros de Vacinação. São eles: shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro, além do Sítio Trindade, em Casa Amarela - esse último funcionará somente até esta quinta-feira (24). Todos os locais funcionam de domingo a domingo e os horários de cada um podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk

 

No começo de novembro, a Prefeitura do Recife precisou suspender a  aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 3 e 4 anos devido ao esgotamento do estoque de doses do imunizante. A gestão municipal chegou a enviar um ofício para o Ministério da Saúde cobrando o envio de novas remessas de Coronavac para a capital pernambucana. 

 

O esquema vacinal das crianças deste grupo é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas também devem tomar o imunizante. É importante frisar que não há necessidade de intervalo entre as doses das vacinas do calendário de rotina e o imunizante da covid-19.

 

Até o momento, 11.027 crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas na capital pernambucana com a primeira dose contra a covid-19 - o que representa 25,55% de cobertura vacinal. Desse total, 3.486 (7,94%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.

 

NOVO LOCAL - A partir desta sexta-feira (25), o Centro de Vacinação Infantil montado no Sítio Trindade, em Casa Amarela, será desmobilizado. Com isso, a imunização das crianças que acontecia neste local passará a ser feita no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. O espaço também funcionará de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, atendendo exclusivamente  o público infantil.