Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.23 - 14h22

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta mais dois concertos com regência feminina

img_alt

A maestrina Rosemary Oliveira fará mais duas apresentações à frente do conjunto orquestral mantido pela Prefeitura do Recife, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, com participação especial da soprano Gleyce Vieira e do barítono Rodrigo Lins. (Foto: Divulgação)

 

Celebrando a diversidade de gênero na música erudita, a Orquestra Sinfônica do Recife fará mais duas apresentações sob a regência histórica da maestrina Rosemary Oliveira. Gratuitos e abertos ao público, os concertos serão nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. E fazem parte da temporada 2023 do conjunto orquestral, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que é considerado um dos mais antigos do país, mas é também inovador em suas propostas artísticas e estratégias para celebrar as tradições musicais da cidade e do mundo, em diálogo permanente com o presente e com o futuro.

A programação é gratuita. Para o concerto do dia 29, terá prioridade de acesso o público que não conseguiu entrar nos concertos anteriores da maestrina e deixou o nome cadastrado para as próximas datas. Os demais  ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h. No dia 30, a distribuição de ingressos será normalizada e se dará em formato híbrido: pelo site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br, a partir das 10h do dia 30, e na bilheteria do teatro, a partir das 19h. 

O programa preparado por Rosemary, primeira mulher a reger a Sinfônica em mais de 70 anos, contará com quatro peças, celebrando desde o erudito europeu ao armorial pernambucano: “Si vuol ballare”, “Voi, Che Sapete” e “Cinque... dieci...venti...trenta”, de Mozart, além da “Missa Armorial”, de Capiba. A apresentação contará com a participação especial da soprano Gleyce Vieira e do barítono Rodrigo Lins.

O concerto do dia 30 será transmitido pela TV Conecta Recife. Pelo computador, celular ou por uma smart TV, será possível acompanhar ao vivo cada detalhe da noite musical histórica. A transmissão será feita pelo perfil da TV Conecta no YouTube (https://youtube.com/@tvconectarecife), a partir das 20h.

Sobre a maestrina - Bacharel em Música e licenciada em educação Musical, Rosemary Oliveira é formada em violão clássico pelo Conservatório Pernambucano de Música. É ainda mestranda em Regência pela Universidade do Texas USA, com passagens por masterclasses na França, Áustria, Alemanha e Estados Unidos. Atualmente, é maestrina e vice-presidente do projeto Aria Social.

Sobre a Orquestra - A Orquestra Sinfônica do Recife foi fundada no dia 30 de julho de 1930, por Walter Cox, pelo compositor Ernani Braga e por Vicente Fittipaldi, seu primeiro maestro, que permaneceu à frente do conjunto sinfônico até 1961. À época, denominava-se Orquestra Sinfônica de Concertos Populares e só em 1949, quando vinculou-se à gestão municipal, passou a se chamar Orquestra Sinfônica do Recife.

Além de Fittipaldi, já teve como regentes: Mário Câncio (1962-1974); Guedes Peixoto (1975-1984); Eleazar de Carvalho (1985-1988); Eugene Egan(1989); Arlindo Teixeira (1991), Diogo Pacheco (1992); Carlos Veiga (1993-2000); Osman Giuseppe Gioia (2001-2013); e Marlos Nobre (2013-2020).

No dia 8 de outubro de 2018, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana, a partir de proposição da Câmara do Recife, sancionada pelo poder público municipal.

Nesta temporada 2023, às vésperas de completar 100 anos, passou a disponibilizar ingressos pela internet e ganhou mais de 20 novos integrantes, após seleção feita pela Prefeitura do Recife, em 2022, num esforço de recomposição de quase 30% de seus integrantes.

ASSUNTOS: