NOTÍCIAS

Cultura | 23.12.11 - 20h05

Prefeitura inicia ciclo de limpeza dos canais do Recife

A Prefeitura do Recife antecipou as ações preparatórias para o enfrentamento do inverno 2012. O marco inicial é a limpeza dos 66 canais que cortam a capital pernambucana. O trabalho foi iniciado pelo Canal Derby/Tacaruna, na Avenida Agamenon Magalhães. A desobstrução de toda a rede de drenagem receberá um investimento de R$ 4 milhões e será concluída em abril, dois meses antes do que convencionalmente tem sido feito nos últimos anos.

A primeira etapa da limpeza beneficiará dez canais nas seis regiões da cidade. Na Agamenon Magalhães, uma retroescavadeira e 11 homens estão retirando os resíduos da calha do canal desde a última segunda-feira(19). Além desse, serão limpos até o dia 31 de janeiro os canais Ibiporã (Coque); Ibura de Baixo (Ibura); Guarulhos (Jardim São Paulo); Rodomaia (Jardim São Paulo); Vasco da Gama/Peixinhos, que corta os bairros do Vasco, Casa Amarela e Arruda; ABC (Mustardinha e Bongi); Maria Irene (Jordão) e Sítio dos Pintos (Dois Irmãos); e Vila das Aeromoças (Jordão).

Em fevereiro, outros 20 canais serão limpos. “Essa ação é essencial para combater os alagamentos na cidade. Estamos antecipando ainda mais a preparação para o inverno com a desobstrução dessas 10 redes e, em fevereiro, outros 20 devem ser beneficiados. É a primeira vez que começamos no ano anterior a programação de manutenção dos canais. A expectativa é concluir o ciclo de limpeza em abril para podermos enfrentar com maior tranquilidade o período de chuvas. Isso demonstra o planejamento preventivo da Prefeitura do Recife”, destaca o prefeito João da Costa.

A programação de limpeza dos canais é preparada considerando critériosindicados pela Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Defesa Civil (CODECIR) e Emlurb. Um dos fatores é o trabalho em locais estratégicos, como forma de prevenção contra doenças (dengue, filariose eleptospirose). Por isso, as áreas beneficiadas também passarão por serviços de desratização e desinsetização.

ASSUNTOS: