NOTÍCIAS

Cultura | 23.12.11 - 20h07

Prefeitura reforça fiscalização para evitar ocupação irregular da orla no Réveillon

A Prefeitura do Recife, através da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), reforça a orientação de que está proibida a instalação de toldos na faixa de areia das praias do Pina e de Boa Viagem, durante a festa de Reveillon.

A regra vale também para a instalação de mesas e cadeiras em toda a extensão da orla recifense na virada para 2012. Para o trabalho de fiscalização, a Diretoria contará com 200 pessoas que atuarão no dia 30 e na virada do ano. A medida visa proibir a privatização da praia por particulares e vale tanto para a faixa de areia quanto para o calçadão e a Avenida Boa Viagem.

As equipes de fiscalização atuarão desde as 8h na véspera do Réveillon. Na virada do ano, os fiscais atuarão em dois turnos:  das 8h às 18h e das 18h até o fim da festa, no dia 1º de janeiro de 2012. No caso de alguma ocorrência, a Dircon irá solicitar que a pessoa guarde os materiais proibidos. No caso de insistência por parte do usuário, a Gerência de Apreensão (GEAP) recolherá o material e o encaminhará para o depósito da Prefeitura. O infrator só poderá reaver o material mediante o pagamento de multa, variando entre R$ 100 a R$ 500.

Quem for aproveitar o Reveillon na orla deve ficar atento ainda a outras regras que regem as festividades desde 2008, através de solicitação do Ministério Público da União. A Dircon lembra que o tradicional champanhe poderá que ficar de fora da comemoração, já que não será permitida a utilização de recipientes de vidro, conforme previsto no decreto nº24.312/08. Só serão autorizadas bebidas em latas ou garrafas PET. Também é proibido o uso de equipamentos de som.