NOTÍCIAS

| 23.12.12 - 22h45

Espetáculo Brincadeiras de Natal impressiona platéia na Praça do Arsenal

[caption id="attachment_29946" align="alignleft" width="334"] Espetáculo foi apresentado pela primeira vez na Praça do Arsenal. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Histórias de lutas entre o bem e o mal, de amores, do nascimento de Jesus Cristo, dos reis magos, de nossa senhora, entre outras, fazem parte da tradição de jornadas e loas cantadas e encenadas por brincantes populares no período natalino. Toda esta diversidade foi reunida no espetáculo Brincadeiras de Natal, apresentado pela primeira vez na noite do último sábado (22) na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. Integrando cinco manifestações da cultura popular, o espetáculo promovido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife impressionou e empolgou a platéia formada na sua maioria por famílias.

A encenação musical reuniu o Reisado da Boa Vista (Garanhuns), o Fandango do Pontal da Barra das Alagoas, o Guerreiros do Sol Nascente (Olinda), o Pastoril de Tia Nininha (Olinda) e o Boi Estrela (Jaboatão dos Guararapes), numa grande festa. O cantor Geraldo Maia e Banda e o ator Júnior Aguiar foram responsáveis por cantar e apresentar cada grupo, convidando mestres e brincantes a subirem no palco-passarela. O espetáculo foi reapresentado no domingo (23).

 A gaúcha Michele Valadão compareceu a Praça do Arsenal com um olhar curioso diante da cultura popular. “Moro aqui em Pernambuco há dois anos. Já tinha ouvido falar do Reisado, mas nunca tinha visto. Então, vinhemos conhecer. Foi muito bom porque todas as manifestações estão reunidas”, afirmou ao lado marido, Glauco Valadão, e da filha Gabriele. Com apenas 4 anos, Gabriele era uma das mais empolgadas entre o público, não parava de dançar.

Diferente de Gabriele, que se divertia com os ritmos, o pernambucano Mário Sauer, 68 anos, foi atraído pela nostalgia e pela plasticidade e cores das brincadeiras ali apresentadas. “Eu estava com minha esposa e minha irmã visitando o Centro de Artesanato, quando vi ocasionalmente que estava começando a apresentação. Estou achando uma coisa muito boa, porque não havia visto há muito tempo estas brincadeiras. O pastoril, eu vi quando era menino. Eu aproveitei para filmar. A cultura popular realmente precisa ser mais difundida”, defendeu.

Evento – Com concepção de Marcelo Varella, texto original de Carmem Lélis, direção cênica de Marcos de Lima e direção musical de Dinara Pessoa, Brincadeiras de Natal foi dedicado a Hermilo Borba Filho (em memória) e a Ariano Suassuna, defensores da cultura popular. O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, André Brasileiro, o diretor de Desenvolvimento e Descentralização Cultural da Fundação, Thiago Megale, estavam presentes na ocasião. Os produtores culturais Paulo de Castro e Wellington Lima, e a atriz Leda Alves, entre outros, prestigiaram o espetáculo. Ao final da apresentação, Geraldo Maia dedicou o espetáculo a Leda Alves, viúva de Hermilo Borba Filho e futura Secretária de Cultura do Recife.