NOTÍCIAS

| 23.12.12 - 09h00

Parque Dona Lindu recebe a magia do espetáculo O Quebra-Nozes

Apresentação será realizada com a Orquestra Sinfônica do Recife e o Ballet da Cidade do Recife, com o palco aberto para a esplanada

Como parte da programação natalina preparada pela Prefeitura do Recife, o Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, recebe o espetáculo O Quebra-Nozes (Rússia, 1892). A montagem será apresentada pela Orquestra Sinfônica do Recife e pelo Ballet da Cidade do Recife, neste domingo (23), às 18h. Para acomodação da plateia, serão disponibilizadas 2.000 cadeiras ao ar livre. O acesso é gratuito.

Com regência do maestro Osman Giuseppe Gioia, o espetáculo inicia com a OSR sozinha no palco para a execução da abertura composta pelo russo Tchaikovsky (1840 – 1893). Em seguida, o Ballet Cidade do Recife, dirigido e produzido por Fátima Freitas, entra em cena, ao som da OSR, para apresentar o segundo ato da história da menina sonhadora Clara, que ganha como presente de Natal do seu padrinho, um velho mágico, um boneco em forma de Quebra-Nozes.

No segundo ato, Clara e o Quebra-Nozes seguem para o Reino dos Doces. Ao chegarem são recebidos pelos anjos juntamente com a Fada Açucarada que convoca seus súditos, que dançam representando diversos países: Chocolate (Espanha), Café (Arábia), Chá (China), especiarias raras no século 19. Em seguida, a dança segue com os pirulitos (Rússia), mirlitons e buffons, até o grande momento da Valsa das Flores, sucedido por pas-de-deux da Fada Açucarada com o Príncipe do Açúcar, que será interpretada pelos bailarinos convidados, Luana Correa de Andrade e Helenison Ferreira, da companhia carioca Cia Brasileira de Ballet.

A montagem pernambucana do famoso balé, com coreografia original de Marius Petipa (1818-1910), tem duração de 50 minutos e foi ensaiada por dois meses pelo Ballet Cidade do Recife, sob a orientação de Eduardo Freire, Isabel Ferreira, Rachel de Freitas e Thereza Rachel Freitas.

Os solistas centrais que interpretam Clara e o Quebra-Nozes são responsabilidade de dois adolescentes talentosos - Luanna Gondim, de 14 anos, e Dayvison de Albuquerque, 14 anos. Luanna estuda como bolsista na escola do renomado Balé Bolshoi e está de passagem pelo Recife. Ao todo, 49 bailarinos participam do espetáculo, que tem figurino de Marcondes Lima, adereços de Henrique Celibi, maquiagem de Fábio Andrade e iluminação de Thiago Santos.

Serviço:
O Quebra-Nozes, com a Orquestra Sinfônica do Recife e Ballet Cidade do Recife
Domingo (23), às 18h
Parque Dona Lindu – Avenida Boa Viagem, s/n
Informações: (81) 3355.9821