NOTÍCIAS

Saúde | 23.12.15 - 23h50

Cantata natalina abre caminhada contra o Aedes aegypti em Casa Amarela

img_alt

Profissionais da Saúde e moradores uniram-se para levar mensagem educativa para a população. (Foto: Cortesia)

 

A apresentação do violonista Israel de França, na Praça Joca Leal, em Casa Amarela, chamou atenção de quem passava pelo local, na manhã desta quarta-feira (23). Depois da cantata, organizada pelo Distrito Sanitário III, moradores e profissionais de saúde que atuam em unidades da rede municipal da área saíram em caminhada para chamar atenção sobre a importância de evitar os focos do mosquito Aedes aegypti.

"Cada artista tem uma arma para sensibilizar, seja a voz ou um instrumento, e nós podemos falar da causa com música", declarou o músico Israel de França, que emocionou os presentes.  O coral do Centro de Saúde Albert Sabin e o teatro de bonecos, idealizado pela Vigilância Ambiental do Distrito, também participaram da cantata.

De acordo com Vânia Freitas, além da caminhada, outras estratégias estão sendo desenvolvidas para ajudar no combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika. "Na caminhada, vamos convidar a população a participar da brigada comunitária contra o mosquito, que vai contar com a ajuda de moradores dos locais onde forem formados os grupos", disse Vânia Freitas, gerente de Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário III, da Secretaria de Saúde do Recife. Ainda de acordo com ela, o primeiro grupo é do Alto Santa Izabel.

O percurso da caminhada foi de quase dois quilômetros. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), professores da Academia da Cidade, soldados do Exército e moradores entregaram panfletos educativos e repassaram orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito, para manter pequeno o risco de ficar doente. Para Ana Paula, que trabalha como asace há 20 anos, ações educativas conseguem chegar mais próximo da comunidade.  "Elas são uma forma de alerta, de falar diretamente para as pessoas que para cada uma fazer sua parte é preciso separar apenas 10 minutos do dia", disse.