Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.12.17 - 10h15

Prefeitura do Recife entrega novas moradias no Residencial Miguel Arraes

img_alt

Trinta famílias que viviam às margens dos rios Beberibe e Morno receberam na tarde desta sexta-feira (22) as chaves da casa própria (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
 
 
Um novo capítulo na vida de 30 famílias, que antes moravam em habitações precárias às margens dos rios Morno e Beberibe, começou a ser escrito nesta sexta-feira (22). O prefeito Geraldo Julio entregou, ao lado do secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, as chaves da casa própria para os novos moradores do Conjunto Residencial Governador Miguel Arraes, em Passarinho. 

Durante a entrega, o prefeito destacou o impacto na vida das pessoas e o padrão das novas moradias. "É uma grande mudança na vida dessas pessoas. A gente entregou 30 casas aos moradores nessa tarde e já chegamos a 223 casas aqui no conjunto residencial Miguel Arraes. Temos aqui uma população que está saindo de uma condição de vida muito difícil e está vindo para uma nova moradia, que tem cerâmica no piso, a casa está toda pintada, as portas todas emassadas e pintadas. Também fizemos casas adaptadas para os idosos, que têm quarto no térreo para facilitar a locomoção. Tudo foi pensado para ser uma transformação na vida dessas pessoas" , afirmou o prefeito Geraldo Julio.
 
As famílias receberam as casas correspondentes aos blocos C e D do Residencial, sendo 16 unidades no primeiro e 14 no segundo. No bloco C, duas são adaptadas para idosos. Já no bloco D, duas casas são para idosos e duas são adequadas para pessoas portadoras de deficiência. Todas possuem 47m².
 
O secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, pontuou o sentimento de transformação na entrega das chaves. "Não é só a alegria, mas é sobretudo o sentimento de que o sonho finalmente se realizou. É o sentimento de dever cumprido", disse. 
 
As casas, no estilo duplex, contam com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Todas foram construídas com um novo padrão de qualidade, com cuidados no acabamento, reboco, pintura, cerâmica nas áreas molhadas e forro de gesso. Os beneficiários são famílias da comunidade Vila Vintém e dos bairros de Beberibe, Linha do Tiro e Dois Unidos. O projeto contempla um total de 304 unidades residenciais, com a entrega desta sexta-feira, o Conjunto Governador Miguel Arraes já conta 223 famílias morando no local. A obra é executada pela Secretaria de Saneamento do Recife, dentro do PAC Beberibe I. 
 
Para quem vivia com medo de perder tudo nas enchentes, como o aposentado Moacir Ubaldo Fonseca, 77 anos, a casa própria foi o melhor presente de Natal. "A cada chuva a gente ficava com medo de enchente, porque a água batia na minha cintura. Morei nessa condição durante 24 anos e já perdi as contas de quantos móveis foram embora. Foi um presente muito grande ganhar essa casa no fim de ano", contou ele, com as chaves nas mãos. 
 
A dona de casa Ivânia Félix de Santana, 33 anos, não escondeu a emoção quando entrou na casa. Ela morava em um casebre na beira do rio, feito de tábuas. "Era muita lama, não tinha banheiro. Por isso, é a maior vitória para mim conseguir essa casa", contou ela.

Além da entrega das chaves, a Prefeitura do Recife, por meio da secretaria de Saneamento, realiza na área um trabalho técnico-social com as famílias beneficiadas. Assistentes sociais debatem assuntos ligados à convivência em condomínio e alertam sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário. Também são feitas ações para aprofundar o sentimento de pertencimento dos moradores com as novas residências.