Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 23.12.20 - 15h47

Sede da Guarda Civil Municipal do Recife renovada e com novos espaços

img_alt

Obra foi na parte estrutural, elétrica e hidráulica. Demandas dos agentes também foram atendidas. Investimento foi de mais de meio milhão de reais (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A sede da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), em Santo Amaro, está totalmente requalificada. O local sofreu intervenções estruturais, elétricas e hidráulicas, além de construção de novos espaços, atendendo aos pedidos dos agentes, como o refeitório, sala de repouso e espera para os motoristas, sanitários adequados e alojamentos com vestiário climatizado. Também teve a criação de almoxarifados, para guarda equipamentos de uso em serviço e de proteção individual. A requalificação custou R$ 775 mil reais.

Para o secretário-executivo de Segurança e Operações da secretaria de Segurança Urbana do Recife, Cel Adalberto Freitas Ferreira, “a requalificação era um pedido antigo dos agentes”. “Fico feliz com essa entrega, pois a estrutura era bem antiga. O telhado, por exemplo, corria risco de desabar. Agora, está tudo novo, inclusive com áreas novas e climatizadas”, ressalta o gestor.

A GCMR patrimonial zela pelos prédios públicos, pelas áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, fiscaliza a utilização dos parques, praças e monumentos. Para qualquer ocorrência, o recifense pode ligar na central da Guarda, no 153.

PIONEIRA - Fundada em 1893, é a mais antiga em atividade do Brasil. Atualmente, possui 1.977 agentes, distribuídos na segurança patrimonial, trânsito, brigada ambiental e grupos especializados. Na gestão Geraldo Julio vários avanços aconteceram. Entre eles: criação do Plano de Cargos e Carreira (PCC), construído com a própria Guarda; contratação através de concurso público de 1.300 agentes - duplicando o efetivo; renovação de frota; compra de EPIs e reforma da sede do comando-geral.