Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.12.24 - 15h27

Hospital do Idoso se torna primeiro hospital público de Pernambuco Acreditado pela ONA

Selo concedido pela Organização Nacional de Acreditação atesta a qualidade da unidade ligada à Prefeitura do Recife


O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Secretaria de Saúde do Recife, tornou-se o primeiro hospital público de Pernambuco acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação Nível 1 concedida ao serviço atesta a qualidade e a segurança da unidade.  

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a Organização trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.    

A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.  

Na Acreditação Nível I são avaliadas todas as áreas de atividades da Instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O hospital superou em 80% os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA, que são referência nacional e reconhecidos no exterior, e em 90% os requisitos CORE, que são de alta prioridade e importância, com impacto direto na segurança do paciente, como os protocolos das Metas Internacionais de Segurança do Paciente.  

A Certificação foi um projeto idealizado desde o primeiro ano de funcionamento do HECPI. O Certificado é válido por dois anos e por isso requer uma contínua manutenção dos processos da unidade.    

A visita de auditoria foi realizada pela DNV, Instituição Credenciada pela ONA, nos dias 5 e 6 de dezembro, e a homologação do resultado foi publicada pela Organização esta semana. A conquista acontece após o hospital se dedicar integralmente ao projeto, realinhando processos a fim de entregar um cuidado centrado na segurança do paciente.  
 
“Esse é um reconhecimento importante para um hospital que prima pela qualidade dos serviços e conta com profissionais extremamente dedicados e especializados, além de dispor de uma estrutura de ponta para oferecer o melhor cuidado aos pacientes com mais de 60 anos”, diz a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.  

NÚMEROS - Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 1º de Outubro de 2020, o HECPI é o primeiro hospital 100% SUS do Norte e Nordeste voltado à população idosa. A unidade conta com 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dispõe de 04 salas de cirurgias, ambulatório com 13 consultórios e serviço de Apoio Diagnóstico, onde são feitos exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética.  

Durante o primeiro ano de funcionamento, em meio à Pandemia da Covid-19, o HECPI se dividiu entre a Operação Covid-19 e os atendimentos ambulatoriais à população recifense. Em 2022, de janeiro a abril, durante a epidemia de influenza e aumento dos casos do coronavírus, a unidade também disponibilizou sua estrutura para atender mais de 300 pacientes nos 72 leitos disponíveis no serviço, entre terapia intensiva e enfermaria.  

Desde sua inauguração, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa já realizou mais de 157 mil consultas médicas, cerca de 1,5 milhão de exames, mais de 86 mil consultas multidisciplinares e aproximadamente 18 mil procedimentos cirúrgicos.
ASSUNTOS: