Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.01.17 - 19h27

Em Dia D de Combate à Hanseníase, profissionais de saúde realizam busca ativa no Centro do Recife

img_alt

Pacientes com diagnóstico positivo foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura do Recife para dar início ao tratamento (Foto: Cortesia)

 

O Dia D de Combate à Hanseníase aconteceu nesta terça-feira (24) no Pátio do Livramento, Centro do Recife. Profissionais das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, em conjunto com a Pastoral da Saúde e o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), realizaram busca ativa de casos da doença. Ao todo, foram atendidas 180 pessoas, das quais 15 delas receberam diagnóstico positivo.

As pessoas que passaram pelo local foram abordadas a respeito de manchas e receberam panfletos sobre os sintomas da Hanseníase. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Elaine Holanda, a escolha do local foi estratégica. “É importante a montagem dessa estrutura aqui porque atinge uma grande quantidade de pessoas”, afirmou.

Uma das profissionais que participou da ação foi a enfermeira Ivaneide Moraes, que alertou para a importância de procurar ajuda rápido após o aparecimento de manchas no corpo. “É importante um diagnóstico precoce da doença para que ela não cause sequelas”, explicou Ivaneide.

O exame para diagnosticar a doença é simples, possui apenas três passos que realizam estímulos no local onde há a mancha e no geral não demora mais de dez minutos. É preciso estar atento às manchas na pele, dores nos nervos, caroços pelo corpo e sensação de formigamento em partes do corpo.

O aposentado Paulo Lima passava pelo local e decidiu fazer o exame. O resultado foi positivo. “É a primeira vez que faço esse exame, acho importante, pois se não fosse por hoje não saberia que tenho a doença”, disse o aposentado. Assim como ele, todos os pacientes que descobriram ter a doença foram encaminhados para as unidades de referência da Prefeitura do Recife para tratamento.