Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.01.18 - 19h02

PCR promove ação contra hanseníase

img_alt

Campanha no bairro de Santo Antônio foi em alusão ao Dia Mundial de combate à doença. (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (24), ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado em 28 de janeiro. O objetivo é identificar precocemente casos da doença e conscientizar a população sobre formas de transmissão da doença. A campanha aconteceu na Praça do Carmo, no bairro de Santo Antônio e foi integrada com a Coordenação Estadual de Hanseníase, com parceria do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

A coordenadora municipal de Hanseníase, Sâmmea Grangeiro, destacou a importância da campanha. “Essa campanha consiste na busca de pessoas com manchas suspeitas na pele. Disponibilizamos exames para o diagnóstico. Dessa forma, detectamos de forma precoce a hanseníase. Caso o paciente seja diagnosticado com a doença, é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência”, declarou. “Achei ótima essa iniciativa. O atendimento foi excelente,” contou a aposentada, Maria Nazaré, de 73 anos, que passou por avaliação e não teve a doença confirmada.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável, que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. O tratamento é feito por meio de antibióticos. No Recife, em 2017, foram detectados 451 casos novos da doença.