Agentes comunitários de saúde da PCR passam por capacitação sobre tuberculose
Agentes comunitários de saúde (ACSs) da Prefeitura do Recife começaram a receber capacitação para qualificar o atendimento a pessoas com tuberculose. O Seminário do Programa Municipal de Controle da Tuberculose aconteceu ontem (23) no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, e reuniu cerca de 170 profissionais. Ao todo, 500 agentes comunitários da Secretaria de Saúde do Recife já foram treinados desde novembro do ano passado. Em fevereiro, outra turma passará pelo treinamento.
Os profissionais foram sensibilizados para identificar os sintomáticos respiratórios (como pessoas com tosse há três semanas) e acompanhar a estratégia de tratamento diretamente observado (TDO), que utiliza como ferramentas principais a dose supervisionada por um profissional de saúde e a construção do vínculo paciente e equipe de saúde. Além disso, eles são orientados para convocar os pacientes para as unidades de saúde para realizarem o exame.
Na ocasião, foram realizados painéis temáticos e discussões sobre a doença, com a participação da enfermeira Lucijane Maria da Silva Gaspar e da biomédica Ana Albertina de Araújo, ambas da rede municipal. “Entendemos que o agente comunitário de saúde é a ponte para qualquer agravo, é o elo entre e a comunidade e a unidade de saúde, e tem a visita domiciliar na essência da função. Por isso é tão importante que ele participe do processo, já que o acs é, na maioria das vezes, o primeiro contato com o usuário”, explicou a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, Silvana Lira.