Shows, cinema e oficinas de férias na programação do fim de semana do recifense
No último final de semana de janeiro, não vai faltar curtição nem para as crianças e nem para os pais no Recife. A Prefeitura promoverá cultura, lazer e educação de diversas formas nos equipamentos culturais e ao lar livre. Já amanhã (25), o Paço do Frevo receberá a Trombonada. No sábado (26), o Sítio Trindade vai oferecer o projeto Ação Social no Sítio. No domingo (27), vai ter oficina gratuita de pipa no Museu da Cidade do Recife. E tem muito mais na Galeria Janete Costa, no MAMAM, no Museu Murillo La Greca, no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico do Recife. Sem contar com os passeios do Olha! Recife e as atrações do Recife Verão e do Recife Antigo de Coração.
O Paço do Frevo vai promover um show da Trombonada amanhã, às 12h, no Malakoff Café do museu como parte da programação do projeto Hora do Frevo. A Tromonada nasceu, em 2005, com o objetivo principal de fundir o repertório tradicional nordestino com uma visão inovadora adaptada para a formação musical com cinco trombones. O grupo foi fundado por iniciativa do trombonista, compositor e arranjador Nilsinho Amarante, a convite do cantor e compositor Silvério Pessoa. O acesso é gratuito. Saiba mais: (81) 3355-9500.
Além de curtir o verde e o clima ameno, quem visitar o Sítio Trindade, em Casa Amarela, neste final de semana, terá muito o que fazer. O Projeto Ação Social no Sítio vai realizar uma série de atividades para cuidar da saúde, da beleza e do meio ambiente neste sábado, das 9h às 12h. Antes disso, já nesta sexta-feira, vai ter cineminha pelo Projeto Férias no Sítio, a partir das 16h30. A criançada vai poder curtir a exibição de “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas” na Lona do Circo. Para mais detalhes: (81) 3355-3410.
Para encerrar o mês de janeiro com muita diversão e música nordestina, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove o Recife Verão e o Recife Antigo de Coração, neste domingo. O Segundo Jardim de Boa Viagem recebe a última programação do mês de férias, trazendo o tema Carnaval, e o Bairro do Recife recebe atrações como Maestro Spok e Família Salustiano. Confira a programação completa no portal: https://visit.recife.br/.
No sábado, tem mais uma edição do Olha! Recife no Rio, no Capibaribe. A embarcação sai do Cais das Cinco Pontas e percorre trechos do centro. Durante o passeio, os inscritos poderão participar da tradição que diz que ao passar por baixo das pontes, durante o trajeto, deve-se fazer um pedido. O roteiro de Catamarã começa às 9h.
À tarde, o passeio de ônibus começa às 14h e vai abordar aspectos do período holandês, no Recife do século XVII. O roteiro vai passar pela Rua do Bom Jesus, Praça da República e contornar os fortes Do Brum e Cinco Pontas. Vai também até o Monte Guararapes, onde ocorreram as batalhas que decidiram o destino dos flamengos em terras pernambucanas. No local, há um mirante e uma exposição mantidos pelo Exército e pela igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais belos templos barroco do Brasil.
A caminhada do domingo vai lembrar os passos que Dom Pedro II deu quando esteve no Recife. Estão no trajeto: o Cais do Imperador, a Igreja do Divino Espírito Santo, Rua do Imperador com seu conjunto de edificações e o impressionante Palácio do Campo das Princesas, que mantém um valioso conjunto de obras de arte, mobiliário antigo, vitrais deslumbrantes. As inscrições começam amanhã: http://www.olharecife.com.br.
Na manhã deste domingo, o Museu da Cidade do Recife, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, encerra a programação de férias com uma oficina gratuita de pipa. Os participantes não só aprenderão como fazer o brinquedo como também poderão levá-lo para casa. Crianças de todas as idades podem participar, contanto que estejam acompanhadas dos pais. A oficina começa às 10h, é preciso chegar meia hora antes para fazer a inscrição. Além disso, continua em cartaz no museu a exposição “Cinco Pontas” que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. Veja: www.museudacidadedorecife.org.
Na Zona Sul do Recife, a Galeria Janete Costa recebe a exposição Transistor de Jota Zer0ff. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. A exposição é gratuita e aberta ao público, informações: (81) 3355-9825.
No MAMAM, a mostra gratuita em cartaz é “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, da paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre. A exposição navega pelas águas ora turvas ora calmas da obra de Alice, atravessando fases, investigações e técnicas que nortearam sua produção, da década de 1980 em diante. Saiba mais: (81) 3355-6871.
MEIO AMBIENTE - O último final de semana da Ecoférias será de muita diversão, aprendizado e conexão com o meio ambiente. A programação, preparada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente (SDSMA), começou no dia 08 de janeiro e será encerrada neste domingo no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo do Parque da Jaqueira. Oficinas, contação de história, caminhadas ecológicas; esquete teatral; gincana e várias atividades para crianças e adultos que visitarem os equipamentos ambientais.
Quem escolher se despedir das férias visitando o Jardim Botânico do Recife no sábado, poderá conferir a oficina de histórias em quadrinhos. A atividade começa às 10h30 e para participar, basta chegar e se inscrever na portaria do espaço nos horários de 9h às 9h30. Já no domingo, tem trilha especial no local. A caminhada ecológica "Na trilha da biodiversidade" convida o público a descobrir a fauna e flora da Mata Atlântica do espaço com muita diversão a partir das 9h30. Além disso, outras atividades estão na programação, como por exemplo: Vivência ambiental de expressão corporal: Corpo e movimento poético; Faz de conto: contação de histórias em Cordel; Resíduo nos Eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos e bancos com garrafa PET.
No Econúcleo do Parque da Jaqueira, o lazer também é garantido. No sábado, acontecerá a oficina de Plantio “Cantinho das Sementes”, às 10h20, para quem quiser saber como criar uma horta em casa ou no apartamento. No domingo, o local sediará, às 16h, a perfomance: O Meio Ambiente pede socorro! A atividade vai trazer a representatividade do sofrimento de espécies que são prejudicadas pela ação do homem em decorrência dos resíduos que são jogados em locais indevidos, como: canaletas, rios e mares. Animais que são sufocados, deformados, presos, onde estes agonizam até a morte.
As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis durante as atividades. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, meia hora antes do início. O número máximo de participantes é de 30 na maioria das atividades.