Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.01.23 - 20h41

Prefeitura do Recife promove ações de saúde para celebrar o mês da visibilidade trans

img_alt

Atividades educativas, roda de diálogo, Práticas Integrativas e Complementares e divulgação dos serviços de referência da rede municipal estão dentro da programação. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo, ao longo desta semana, diversas ações para celebrar o “Dia Nacional da Visibilidade Trans”,  comemorado no próximo domingo, 29 de janeiro. Atividades educativas, roda de diálogo, Práticas Integrativas e Complementares, divulgação dos serviços municipais de referência, além da distribuição de materiais informativos, preservativos e sachês de gel lubrificantes, estão dentro da programação. 

 

Nesta quarta-feira (25), o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, localizado na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, vai realizar, em parceria com o Grupo O Boticário, o cadastro de usuários trans para o programa de captação de talentos da empresa. A ação, voltada para aqueles atendidos no local, ocorre às 13h, no auditório da Policlínica. As inscrições são gratuitas e  devem ser realizadas através do link: https://bit.ly/3H0tqIL

 

Já na quinta-feira (26), a partir das 8h, o Ambulatório LBT, localizado no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, vai promover rodas de diálogo e distribuição de material informativo na unidade hospitalar. O objetivo é chamar atenção da população sobre o combate à transfobia, respeito às pessoas trans e garantia de acesso aos serviços de saúde. 

 

A ação será realizada por médicos, psicólogos e assistentes sociais do Ambulatório, que, vão aproveitar o momento para divulgar o trabalho realizado no espaço. O serviço, que tem 911 pacientes cadastrados, entre lésbicas, bissexuais e transgêneros, garante assistência integral aos pacientes LBT, com todas as especialidades médicas e multiprofissionais do HMR, além de exames clínicos e de imagem.

 

Ainda na quinta (26) e na sexta-feira (27), será realizado o projeto Saúde na Pista, voltado para profissionais do sexo transexuais e travestis. Na ocasião, os profissionais da Sesau vão distribuir preservativos e sachês de gel lubrificantes. Além disso, vão levar orientações sobre os ambulatórios voltados para população LGBTQIA+ da capital e os serviços de profilaxias Pré-Exposição (PrEP) e  Pós-Exposição (PeP) ao HIV. 

 

No sábado (28), durante a 3ª Edição do Festival Cultural Trans, no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, às 18h, haverá distribuição de preservativos e sachês de gel lubrificantes, além material informativo sobre saúde sexual e reprodutiva e os ambulatórios voltados para população LGBTQIA+ da capital. 

 

Fechando a programação, na próxima terça-feira (31), os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) vão realizar atividades bioenergéticas com travestis e transexuais idosas que fazem parte da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE). O trabalho será realizado, às 10h, na sede do projeto, no bairro da Boa Vista.

 

DIA NACIONAL - As pessoas transgêneras (transexuais, travestis e não binárias) são aquelas que não se identificam com o gênero ao qual foi designado em seu nascimento. O Dia Nacional da Visibilidade Trans, instituído em 2004, após o lançamento da campanha “Travesti e Respeito", é um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos das pessoas trans.