Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.01.23 - 20h39

Prouni Recife divulga resultado da primeira convocação

img_alt

Com 260 inscritos, o processo seletivo 2023.1 do programa teve 76 vagas preenchidas nesta primeira convocação. Desde o início, já são 1,4 mil bolsas de estudo concedidas. (Foto: Inaldo Menezes)

 

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (24), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) Recife. A listagem completa com os nomes dos convocados pode ser acessada no site do programa  (prouni.recife.pe.gov.br). Com um total de 260 inscritos, a edição 2023.1 teve preenchida 76 das 94 vagas disponíveis em 29 cursos ofertados pelas Instituições de Ensino parceiras.

Os estudantes pré-selecionados terão 72 horas para apresentar a documentação nas respectivas universidades. O objetivo dessa etapa é comprovar as informações prestadas no ato de inscrição e a participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso. Após esse primeiro contato, as IEs informarão a efetivação da matrícula dos alunos e ficarão responsáveis de orientar os aprovados sobre o calendário letivo.

Vale ressaltar que no site os estudantes encontraram a lista de convocados na primeira chamada e a listagem com ranqueamento geral dos inscritos. Apenas a primeira lista vale para esse momento de inscrições na IEs.

No caso do não preenchimento do total de vagas por curso, turno e instituição nesta primeira divulgação dos resultados, serão realizadas novas convocações no prazo mínimo de até 72 horas - após o período disponibilizado para matrículas. O processo seletivo pode chegar até 5 chamadas sucessivas.

Em razão da não divulgação das notas referentes a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada em 2022, o Prouni Recife trabalhou com a nota 2021 do exame para este processo seletivo.

Na hipótese de notas idênticas, o desempate entre os estudantes seguirá a seguinte ordem de critérios: nota da redação; nota da prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; nota da prova de Matemática e suas Tecnologias; nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ao longo de seus oito anos de existência, o Prouni Recife já concedeu mais de 1,4 mil bolsas de estudo e conta, atualmente, com 884 estudantes matriculados em instituições de ensino superior. “O Prouni Recife é um programa que tem diminuído de forma efetiva a desigualdade educacional na nossa cidade. Também podemos destacar como ele vem promovendo a inserção de uma mão de obra mais qualificada para o mercado de trabalho”, pontua Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, pasta responsável pelo programa.

ASSUNTOS: