Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 24.01.23 - 20h36

Quarta de frevo, maracatu, caboclinhos, índios e eleição do Rei e Rainha Idosa do Carnaval do Recife 2023

img_alt

Concorrem ao posto de majestades 21 mulheres e 12 homens idosos inscritos no concurso, com idade entre 60 e 94 anos. No Pátio de São Pedro, noite será animada por concursos de Porta-Estandarte de Índios, Caboclinhos e Maracatus de Baque Virado. (Foto: Sérgio Bernardo/Arquivo PCR)

 

A quarta-feira segue animada com as prévias gratuitas que acontecem na cidade. No total, serão mais de 50 eventos gratuitos até o dia 16 de fevereiro, quando o espetáculo Tumaraca - Encontro das Nações, saúda o Carnaval. No cardápio de amanhã, a população e turistas poderão usufruir da mais legítima cultura popular da cidade, como o frevo, o maracatu, os caboclinhos e índios em dois concursos e um acerto de baques. Confira:



Concurso do Rei e Rainha da Pessoa idosa ao som de muito frevo - Após dois anos sem realizar o concurso para as majestades do Carnaval da pessoa idosa devido às condições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, a Prefeitura do Recife realiza a 12ª edição do Concurso do Rei e da Rainha do Baile municipal da pessoa idosa 2023. Animado por muito frevo, será no próximo dia 25 de janeiro, às 14h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro das Graças. Estão inscritos e concorrem ao posto de Rei e Rainha do Carnaval da pessoa idosa do Recife 21 mulheres e 12 homens, com idades entre 60 e 94 anos. Os candidatos serão julgados em dois critérios: desenvoltura (postura, simpatia e elegância), e coreografia da dança do frevo (criatividade e empolgação).Os vencedores levam o prêmio de R$ 5 mil  e abrem o 20º Baile Municipal da Pessoa Idosa, que irá agitar os salões do Classic Hall no dia 14 de fevereiro. A AABB das Graças fica Avenida Doutor Malaquias, 204.

 

Ensaio para o Tumaraca em Água Fria - Sob as bênção do secular Terreiro Ylé Axé Obá Ogunté (1875), mais conhecido como Sítio de Pai Adão, o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão faz o seu primeiro ensaio aberto para o Tumaraca - Encontro das Nações, evento que irá reunir 700 batuqueiros e 13 nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero, no dia 16 de fevereiro. Em Água Fria, sede da agremiação, o ensaio aberto acontece a partir das 18h e terá a participação do Coral Voz Nagô. O Sítio de Pai Adão fica na Estrada Velha de Água Fria, 1644. 

 

Concurso de Porta-Estandarte - No Pátio de São Pedro, coração da salvaguarda da cultura popular, acontecerá a segunda etapa do concurso de Porta-Estandarte. A partir das 18h de amanhã (25), subirão ao palco 36 inscritos na segunda etapa do concurso de Porta-estandartes, Porta-flabelos, Mestre salas e Porta-bandeiras. No total, sobem ao palco 36 candidatos a Porta-estandarte de Maracatu de Baque Virado, Porta-estandarte de Índios e Porta-estandartes de Caboclinhos (adulto e infantil). A noite será embalada pelo Maracatu Nação Encanto da Alegria, pelo Caboclinho Tapirapé e pela Tribo de Índios Papo Amarelo. A primeira etapa do Concurso de Porta-Estandartes, Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira aconteceu na segunda (23) e já elegeu os representantes máximos da arte de quem equilibra os estandartes e flabelos no espaço e de quem mostra a elegância do samba no pé. Confira abaixo o resultado

 

Vencedores do Concurso de Porta-estandarte, Porta-Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira, realizado na segunda, 23 de janeiro)



Categoria Bois de Carnaval 

1º lugar: José Barbosa da Silva (Boi de Mainha)

2º lugar: Mateus Pedro Ferreira Dantas (Boi Arcoverde)

 

Categoria Troças e Clubes 

1º lugar: Jadson Martins Rodrigues da Silva

2º lugar: Jefferson Martins Rodrigues da Silva

 

Categoria Porta-estandarte Flabelo Infantil 

1º lugar: Tainá Cavalcanti Antunes Guimarães (Bloco Lírico Infantil Compositores e Foliões)

2º lugar: Leticia Moura Carvalho Bezerra (Bloco Lítico Infantil Lira de Carpina)

 

Categoria Porta-estandarte Flabelo Adulto

1º lugar: Maria Aparecida de Melo Fernandes Pires (Bloco Lírico Flor do Tamarindo)

2º lugar: Jacira de Queiroz Lins (Bloco Lírico das Flores)

 

Categoria Mestre Sala 

1º lugar: Clércio de Souza Barros (Galeria do Ritmo)

2º lugar: Thiago José dos Santos (Gigante do Samba)

 

Categoria Porta Bandeira

1º lugar: Nadja Andrade (Galeria do Ritmo)

2º lugar: Jacira da Silva Xavier (Pérola do Samba)

ASSUNTOS: