Trabalho e Qualificação | 24.01.24 - 16h29
Prefeitura leva qualificação profissional às comunidades do Recife
Ao todo, cerca de 800 pessoas estão sendo beneficiadas em dezenas de localidades com cursos com 20 horas de duração, como de corte e costura, operador de caixa, unhas em gel, corte de cabelo, encanador, bolos e tortas, entre outros. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), rompeu a barreira da mobilidade para chegar ainda mais perto das pessoas, nas suas próprias comunidades. Neste mês de janeiro, várias instituições, como associações de moradores, clubes de mães, igrejas, sindicatos e outras, estão ofertando cursos de curta duração em diversas áreas, como alimentação, beleza, administração, corte e costura,informática, entre outros.
Ao todo, cerca de 800 pessoas estão sendo beneficiadas em dezenas de localidades da cidade. Entre os cursos ofertados estão: corte e costura, operador de caixa, unhas em gel, corte de cabelo, alongamento de cílios, encanador, limpeza de pele, bolos e tortas, pães artesanais, operador de empilhadeira, marmitas saudáveis, e muitos outros cursos com duração de 20 horas.
Este mês, os cursos estão acontecendo em instituições como Associação do Alto do Madu, Clube de Mães Criativas de Brasília Teimosa, Oratório da Divina Providência de Campina do Barreto, Projeto Mão Amiga da Associação Comunitária de Jardim São Paulo, Igreja Batista da Iputinga, Escola Futuro Feliz, em Três Carneiros; entre outras. No semestre passado, mais de 30 instituições foram beneficiadas pelo curso.
Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, levar os cursos profissionalizantes às comunidades recifenses “é gerar oportunidade de trabalho e renda para os mais necessitados, que não conseguem pagar o transporte para chegar a uma escola mais próxima. Os idosos também constituem uma parcela importante desses cursos”.
Os cursos que estão sendo ministrados nas comunidades fazem parte do Programa Qualifica Recife, da STQP, e conta com 17 escolas profissionais espalhadas pelo Recife. Entre julho de 2022 e dezembro de 2023, após a pandemia, o Qualifica já certificou 14 mil alunos, abrindo novas oportunidades de trabalho e renda, já que muitos desses alunos são encaminhados ao mercado de trabalho logo após a conclusão da formação, através da plataforma GO Recife.