NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.12 - 09h59

Balanço: semana pré-carnavalesca se consolida no Recife

[caption id="attachment_13084" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

Um dos grandes motivos de sucesso do Carnaval Multicultural 2012 foi a ampliação da programação e consolidação da semana pré-carnavalesca, que acrescenta mais cinco dias ao período oficial da Folia de Momo no Recife. Mais dias de festa, mais atrações, mais alegria. No total, 10 dias de diversão pelas ruas da cidade. Essa constatação foi feita pelo prefeito João da Costa, durante entrevista coletiva concedida na Central do Carnaval, no Armazém 12 (Bairro do Recife).

Com o objetivo de potencializar o mais importante evento cultural da cidade, a gestão investiu fortemente na semana pré-carnavalesca. Com isso, o Recife ampliou ainda mais a sua programação, e os dias que antecedem o Carnaval Multicultural entram definitivamente para o calendário oficial da festa. Agremiações tradicionais, cortejos populares e shows de artistas locais e nacionais ganharam destaque na programação, aquecendo os foliões para os dias oficiais de Carnaval. “Tivemos a ampliação e consolidação da semana pré-carnavalesca no Recife, e isso representa ainda mais investimentos na cultura da cidade e maior preocupação em promover uma maior inserção dessa cultura no cotidiano da cidade”, destacou o prefeito João da Costa.

Uma média de 10 mil pessoas por dias esteve nos três polos centrais que abrigaram a programação da semana pré: Recife Multicultural (Marco Zero), Fantasias (Praça do Arsenal da Marinha) e Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro). Durante os cinco dias, muita coisa passou por lá como a grande homenagem de ao centenário de Luiz Gonzaga, conduzida por Dominguinhos. Os preparativos para a abertura do Carnaval Multicultural 2012, com o ensaio de Naná Vasconcelos e os 500 batuqueiros das 10 nações de maracatu, entraram definitivamente para o calendário da semana pré-carnavalesca.

Entre as inovações, a inclusão do projeto “Tropical Beat - Festas do Brasil”, na programação da semana pré, em que DJs se revezaram, mostrando o melhor da música e da cultura de outras partes do Brasil. A Prefeitura, mais uma vez, apostou no diálogo/encontro de agremiações pernambucanos com de outros estados: Cordão do Boi Tatá (RJ) e Afoxé Filhos de Gandhy (BA).