NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.12 - 10h49

Gestores representarão a PCR em Reunião Ordinária do Conselho Nacional LGBT

A gerente de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife (PCR), Rivania Rodrigues, será uma das representantes do Nordeste no Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT LGBT), durante a VII Reunião Ordinária, que acontecerá em Maceió nas próximas terça-feira (28) e quarta-feira (29).

Além da gestora da PCR, apenas dois representantes de Fortaleza estarão no evento cujo objetivo é discutir temas voltados ao seguimento, como as aprovações das atas das 6ª Reunião Ordinária e da 2ª Reunião Extraordinária, cronograma para 2012, apresentações e deliberações dos anais da 2ª Conferência Nacional LGBT e a agenda política para o ano de 2012. “É muito importante que haja essa representação por regiões, pois a discriminação tem formas diferentes de se manifestar no Brasil. Muda muito de lugar para lugar. Aqui, por exemplo, ainda temos uma sociedade muito machista. O que vamos fazer é levar nossa experiência em lidar com a discriminação sexual para que possamos partilhar informações e alinhar uma política nacional de combate ao preconceito”, destacou Rivania Rodrigues.

De acordo com a gestora, o Recife tem avançado bastante na política de combate a discriminação e promoção dos direitos LGBT. “O prefeito João da Costa tem dado bastante atenção a isso. Em agosto do ano passado ele sancionou duas leis, uma que pune e outra que multa manifestações homofóbicas. Estamos avançando na área de saúde; aumentando a visibilidade dos nossos eventos, como fizemos com a parada da diversidade que foi para o Dona Lindu. Estamos também investindo na questão da empregabilidade de travestis e transexuais, através de conversas com empresários da cidade e conferências municipais. Além do mais, é preciso destacar, o Recife foi o primeiro município a pagar pensão a casais homossexuais”, afirmou.

Além da gestora, o Assessor executivo, Cirilo Mota – também da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife – participará do evento.