NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.12 - 18h51

Professor@.com é um dos temas de dissertação sobre inclusão digital

Autora do trabalho deu destaque ao programa da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel)

Por Suzan Vitorino

Com a temática “As políticas públicas de inclusão digital na formação de professores de Pernambuco”, a aluna gaúcha Dagmar Heil Pocrifka defendeu sua dissertação de mestrado hoje, no Centro de Educação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo aprovada por unanimidade. Um dos recortes do trabalho - muito elogiado pela banca examinadora - foi o programa desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), “Professor@.com”, que promove a inclusão digital dos professores da Rede Municipal de Ensino.

No estudo da plataforma “Professor@.com”, Dagmar explica o retorno positivo que o programa municipal obteve junto aos educadores da Rede. Três itens são disponibilizados na plataforma: o equipamento, a conectividade e o letramento (habilidades para usar o equipamento). Lançado em outubro de 2009, o “Professor@.com” integra a política da gestão João da Costa de valorizar o magistério, visando à construção de um ensino público cada vez mais inclusivo e de qualidade. O principal objetivo é proporcionar aos educadores da Rede Municipal de Ensino a interação com os recursos tecnológicos como instrumento nas atividades pedagógicas.

De acordo com a autora da dissertação, o “Professor@.com” promove a conscientização dos educadores acerca da necessidade da inclusão digital na prática pedagógica. “A visão que o professor tem perante a tecnologia precisa ser mudada, não só na sua vida, mas na sua prática pedagógica. E esse é um dos eixos do Programa municipal”, defende Dagmar.
 
Uma das participantes da banca examinadora, Dra. Sônia Pimenta (Universidade Federal da Paraíba - UFPB), elogiou o estudo da gaúcha. “O trabalho tem muitos méritos; foi um estudo transversal. Não tenho dúvidas sobre a importância do tema”, considerou a professora. Outro examinador presente na banca, o professor da UFPE, Dr. Sérgio Paulino Abranches, explicou que “Percebe-se no texto que o professor que deu certo na inclusão digital é aquele que se dispõe a aprender”.

A inclusão digital do Professor@.com se dá por meio da cessão de notebooks e banda larga 3G. O Programa criou, também, o portal educar.recife.pe.gov.br, um espaço privilegiado de comunicação entre a Prefeitura do Recife, os educadores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a sociedade recifense.Segundo a assessora de comunicação da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania (DTEC), Márcia Nogueira, ao receber o notebook, o professor recebe, também, uma formação na própria DTEC, onde aprende a utilizar a máquina, “inclusive assistindo a aulas sobre o uso da internet e dos jogos pedagógicos”.