NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.13 - 20h20

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade orienta banhistas sobre preservação da orla em Boa Viagem

[caption id="attachment_31655" align="alignnone" width="680"]130224-ACAO MEIO AMBIENTE BV-063-int FOTO CARLOS OLIVEIRA/PCR Secretária Cida Pedrosa acompanhou o cortejo e conversou com a população. (Foto: Carlos Oliveira/PCR)[/caption]

Quem foi à praia de Boa Viagem hoje (24/02) aprendeu um pouco mais sobre como aproveitar a orla e preservar a natureza. Um Cortejo Ambiental realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), sensibilizou diversos banhistas, percorrendo um quilometro do trecho mais movimentado do litoral. Durante toda a manhã, arte-educadores, orquestra e passistas de frevo, além de funcionários dos dois órgãos, destacaram a importância dos bons hábitos para conservar a beleza e o ecossistema local.

“Queremos construir uma relação harmoniosa das pessoas com o meio ambiente, pois o cidadão faz parte da natureza. É mais do que não sujar a praia. As pessoas precisam ter a clareza de que é necessário preservar hoje para se ter no futuro. É um legado para as próximas gerações”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, que acompanhou o cortejo sempre conversando com quem estava na praia.

[caption id="attachment_31656" align="alignnone" width="680"]130224-ACAO MEIO AMBIENTE BV-041-int FOTO CARLOS OLIVEIRA/PCR Arte-educadores, orquestra e passistas de frevo, além de funcionários dos dois órgãos, sensibilizaram os banhistas. (Foto: Carlos Oliveira/PCR)[/caption]

Ao longo do percurso, os arte-educadores, que representavam uma tartaruga, um caranguejo e um banhista desavisado, foram responsáveis por transmitir a mensagem ecológica de forma lúdica para crianças e adultos. Eles abordaram temas como o descarte de lixo no lugar correto, não andar de bicicleta nem jogar futebol ou frescobol na praia, assim como, não levar cachorro para passear na orla. Além do teatro, a orquestra e os passistas de frevo chamaram a atenção de quem passava e muitas pessoas aproveitaram para dançar e até acompanhar o cortejo.

Os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da CPRH também abordaram os banhistas, entregando sacolas de lixo ecológicas da campanha Praia Limpa (programa realizado pela Prefeitura do Recife e Rede Globo). A caminhada, que teve início em frente ao Edifício Acaiaca, seguiu pela areia até as imediações da Rua Benvinda de Farias. Ali, o evento foi encerrado com a realização de uma grande ciranda. O Cortejo Ambiental fez parte da 3ª edição do Projeto Verão Ambiental, que é promovido pela CPRH junto às prefeituras em várias cidades do litoral pernambucano.