NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.14 - 14h45

Artesãs recifenses elaboram adereços de cabeça para o bloco Nem com Uma Flor

A secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, esteve presente na última aula da oficina de criatividade, coordenada pela estilista Ester Bispo com 18 artesãs recifenses. O objetivo da ação foi criar adereços de cabeça que serão utilizados no bloco Nem com Uma Flor que vai às ruas na próxima quinta-feira (27). O bloco é uma ação pelo fim da violência de gênero e sexista contra a mulher. O curso foi realizado no Centro Metropolitano Julia Santiago, em Brasília Teimosa.

Durante duas semanas de aula, as artesãs criaram 700 adereços de cabeça que serão distribuídos entre as mulheres das comunidades e convidadas que participarem do bloco. Também foram realizados sombrinhas de frevo e dois estandartes-pirulitos com temas referentes ao fim da violência de gênero. Segundo Ester, os turbantes foram escolhidos em homenagem a rainha do maracatu e reiteram a magia da fantasia. “A oficina foi de autoestima, um estímulo para elas crescerem na habilidade da arte. As estimulei a criarem suas próprias peças e investirem nisso”, comentou Ester. Iracema Santos, artesã, irá reunir o que aprendeu com a estilista a suas criações de material reciclável. “Sou professora de artes e sempre fiz artesanato com material reciclável, mas nunca tive uma oportunidade de entrar em oficinas como essa”, comentou.

“Agradeço a todas vocês que passaram essas semanas criando os adereços para o nosso bloco. Um bloco que não é apenas carnavalesco, é uma bandeira pelo fim da violência contra a mulher. Além disto, a Secretaria também estará presente nos pólos comunitários, na Central do Carnaval sempre com campanhas e materiais informativos”, ressaltou a secretária. As participantes ganharam auxílio financeiro, lanche e passagem para realizarem os adereços e foram estimuladas a serem empreendedoras. “Foi-se o tempo em que a artesã era vista como uma pobre coitada, hoje ela é reconhecida como uma artista e tem muitas oportunidades”,finalizou Ester.