NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.14 - 09h45

Bloco Nem com Flor sai pelas ruas do Recife pelo fim da violência contra a mulher

O bloco político-carnavalesco Nem com Uma Flor promovido pela Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife vai arrastar folionas e foliões, na quinta-feira (27). A concentração será na Praça do Arsenal, às 15h. O bloco sai pelas ruas do bairro do Recife, a partir das 17h, e segue até o Marco Zero. O objetivo é divulgar ações de prevenção e atendimento da violência sexista contra a mulher durante o carnaval.

No trajeto, a equipe da Secretaria e voluntárias das seis Regiões Político- Administrativas distribuirão material informativo/educativo. Este ano, animam o Bloco o maracatu Baque Mulher, a orquestra de frevo 100% Mulher e as Conxitas. As homenageadas do Nem com Uma Flor serão Dona Mariú, eterna Rainha do Maracatu Estrela Brilhante e a atriz e compositora do frevo "Onde Andará Maria?", Diná de Oliveira.

Central do Carnaval - A Secretaria estará com um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector na Central do Carnaval, no Bairro do Recife. No local, haverá distribuição de material educativo e de preservativos femininos e masculinos. A Tenda da Secretaria da Mulher tem parceria com a gerência de saúde da mulher, da Secretaria de Saúde do Recife.

Dona Mariú, Rainha do Maracatu - Maria Sérgia de Santana, Dona Mariú, nasceu em 1898 e morreu, aos 104 anos, em outubro de 2003. Dançarina, atuava como Dama Regente do Maracatu Estrela Brilhante, função que recebeu de seu pai e foi a mais longeva componente. Dedicou quase um século a disseminação da nossa cultura e do Maracatu.

Diná de Oliveira - Esmeraldina Sarmento da Rosa Borges de Oliveira nasceu em 1907. Jornalista, inspetora federal de ensino, pianista, concertista, letrista, compositora e atriz, Diná de Oliveira foi uma mulher à frente do seu tempo.Compositora consagrada, recebeu prêmios, como é o caso do frevo Onde andará Maria?, ganhador do primeiro lugar no II Festival de Frevo da TV Rádio Clube de Pernambuco.

Serviço:

Bloco Nem Com Uma Flor
Saída – 27 de fevereiro de 2014
Local da concentração: Praça do Arsenal
Concentração: A partir das 15h
Saída: 17h