NOTÍCIAS

| 24.02.14 - 17h59

Campanha da Secretaria de Saúde do Recife capacita taxistas para atuar durante o Carnaval

[caption id="attachment_44031" align="alignleft" width="680"] Objetivo é reduzir os danos e orientar profissionais sobre como agir em casos de vulnerabildiade. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)[/caption]

Taxistas e permissionários do Recife começaram a ser capacitados, na tarde desta segunda-feira (24), para lidar com situações de vulnerabilidade durante o Carnaval. A campanha, desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, acontece até a próxima quinta-feira (27) e visa sensibilizar e orientar os profissionais sobre como tornar o trânsito mais seguro e que saibam como agir em casos de violência.

Os primeiros profissionais a receber as instruções foram os líderes das praças de táxis mais movimentadas da cidade. Na ocasião, realizada na Sede dos Taxistas de Pernambuco, na Imbiribeira, a psicóloga e coordenadora de campo da ação, Renata Almeida, abordou três aspectos fundamentais

da campanha. “Nosso trabalho está voltado para a diminuição no índice de acidentes de trânsito, na redução da violência – incluindo agressões contra crianças, mulheres e homossexuais – e também na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, disse Renata.
Além da palestra, educadores vão frequentar, até a próxima quinta-feira (27), os principais pontos de táxis e ônibus, como os dos shoppings, aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros(TIP) e Praça do Rosarinho, por exemplo, para reforçar as orientações, distribuir material informativo (sobre unidades de saúde que vão estar de plantão) e credenciar os profissionais capacitados com adesivos indicativos. 

“Essas pessoas são essenciais para a redução de danos porque eles ofertam transporte, e durante o Carnaval é fundamental utilizar esses serviços, e também porque transportam uma mulher ou uma criança vítima de violência, ou um passageiro passando mal por excesso de álcool, por exemplo. Então, eles precisam saber para onde conduzir cada pessoa”, explica a assistente social e técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Cleo Queiroz.

Ao longo dos dias da folia de Momo, as equipes da Gerência de Atenção à Saúde estarão presentes nos principais pólos do Recife (Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Ibura, Jardim São Paulo e Várzea) colocando pulseiras de identificação em crianças e realizando a troca de garrafas de vidro por garrafas pet, visando evitar acidentes.