Prefeitura detalha projeto de triplicação da BR-232 ao Ministério da Infraestrutura
Em Brasília, onde tem intensa agenda administrativa para articular recursos destinados a obras e investimentos no Recife, o prefeito João Campos esteve reunido na tarde desta quarta-feira (24) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Na pauta, o projeto de triplicação da BR-232, no trecho da rodovia federal que dá acesso ao Recife.
“Tivemos agora uma reunião com o ministro Tarcísio Gomes, ministro da Infraestrutura do Brasil, e nós discutimos a triplicação da BR-232, que foi um compromisso nosso do ano passado. Hoje temos um grupo de trabalho formado por um decreto nosso em parceria com o Governo do Estado e a gente está atualizando o projeto para licitar a obra e começar já no segundo semestre, no final deste ano. Viemos apresentar ao ministro e mostrar que é importante também a participação do Ministério”, argumentou João Campos.
O prefeito lembrou ainda como a obra deve melhorar o acesso ao Recife pela BR-232, principal ligação entre a capital e o interior do Estado. “A triplicação é do acesso ao Recife, da Ceasa até o início da BR-408. Toda aquela área do Curado, dos quartéis, do Jardim Botânico da cidade será triplicada as duas faixas, tanto a do Recife para o interior quanto a do interior para o Recife. Esta obra deve custar entre R$100 milhões e R$150 milhões e a gente vai fazer, a Prefeitura em parceria com o governo do Estado, e aqui discutimos com o Ministério da Infraestrutura também”, detalhou o prefeito.
A obra é um compromisso assumido pelo prefeito João Campos ainda durante a campanha e uma das primeiras prioridades da gestão logo após o início do mandato. No dia 7 de janeiro foi formalizado o grupo de trabalho responsável pelo projeto e execução da intervenção na rodovia. Fazem parte dele integrantes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado, além de representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Política Urbana e Licenciamento. O grupo ainda irá acompanhar os processos de desapropriação, regularização fundiária, licenciamento urbanístico e ambiental, e também buscar soluções em casos de interferências que causem impacto na área de influência da obra.
CRÉDITO - Na tarde desta quarta-feira, o prefeito ainda teve uma reunião na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no Ministério da Economia, para discutir os passos que o Recife precisa dar para melhorar a classificação da capacidade de pagamento junto ao órgão, se adequando ao perfil necessário para realizar operações de crédito.
VACINAÇÃO - No início da tarde, o prefeito João Campos anunciou a reabertura do diálogo junto aos laboratórios para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar Estados e municípios a adquirirem doses do imunizante em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população.
O prefeito explicou que o interesse da cidade é na compra de doses para criar um “estoque regulador”. Uma reserva que supra uma possível falta de doses enviadas pelo PNI. “Nosso interesse nessa aquisição é fazer um estoque regulador. Como há uma imprevisibilidade, uma imprecisão, seja do dia ou da quantidade que o Ministério da Saúde manda vacina. O Recife quer ter o seu estoque próprio, para garantir que nessa falta de precisão do ministério, continuaremos vacinando no ritmo e velocidade que a gente deseja”.