NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.14 - 09h35

População do Ibura abraça o Recife de Coração nos Bairros

[caption id="attachment_44735" align="alignleft" width="680"] A primeira edição do projeto, que irá oferecer atividades esportivas, de lazer e cultura em todas as RPAs do Recife, foi aprovado pela comunidade de Lagoa Encantada. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)[/caption]

Durante todo o domingo, a Avenida Benigno Jordão de Vasconcelos, no bairro do Ibura, foi transformada em um grande parque público graças ao Recife de Coração nos Bairros. A primeira edição do projeto foi marcada pela ampla participação popular, e os moradores da Lagoa Encantada viveram um dia repleto de prática de esportes, atividades especiais para crianças, artes e apresentações musicais.O projeto é uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e seu objetivo é incentivar as pessoas a ocupar as ruas e espaços públicos, dotando as comunidades de opções de lazer para a população. No penúltimo domingo de cada mês, um novo bairro de cada uma das seis RPAs receberá a iniciativa.

A ação segue a política da gestão municipal de democratização do acesso ao lazer na cidade do Recife, promovendo atividades culturais e esportivas para pessoas de todas as idades. "A população do Recife está voltando às ruas e redescobrindo a importância de experienciar momentos de interação com a comunidade" destacou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras.

Desde cedo, os moradores da via e do entorno aproveitaram as diversas atividades disponíveis no polo. Já às 9h, Leônia Lídia de Oliveira, de 28 anos, levou os dois filhos para o parquinho. "Achei a iniciativa maravilhosa. Não é fácil ter uma alternativa de lazer por aqui, ainda mais gratuita. As crianças se divertem, brincam, e a gente aproveita para conversar com os vizinhos. Está sendo um domingo muito diferente", elogiou. No espaço dedicado às crianças, havia pula-pula, piscina de bola, cama elástica e tobogã, além de espetáculos circenses e apresentações teatrais.

Para os praticantes de esportes, opções não faltaram: Handball, Vôlei, Futevôlei, Futebol de Barrinha, Slackline e Badminton e skate. Enquanto os jogos aconteciam, o muro da Compesa era transformado em um grande mural por artistas plásticos da ONG Cores do Amanhã, parceiros da Prefeitura no projeto Colorindo o Recife. Morador do Ibura desde criança, o artista Chothi, de 19 anos, realizou um sonho ao deixar sua assinatura na obra que passará a fazer parte do cotidiano dos seus amigos e familiares. "É um orgulho. Sou grafiteiro há seis anos, e ver as pessoas do meu bairro se divertindo enquanto faço a minha arte é um sentimento que não tenho como descrever".

No polo de serviços, a população aproveitou para tirar novos documentos, assistiu palestras e realizou exames básicos, como aferição de pressão arterial, exame de glicose e orientações de saúde bucal. Também foram promovidas campanhas de prevenção da violência contra a mulher. À tarde, os moradores do Ibura assistiram às apresentações musicais de diversos artistas locais. E como diversão não tem idade, seu Valdomiro Correia da Silva, de 73 anos, chamou familiares e amigos para fazer uma roda de conversa na calçada, enquanto aconteciam os shows. "Eu moro na rua aqui de trás e chamei todo o mundo para vir para cá. A gente fica aqui vendo o movimento, escuta música, conversa com os amigos. Só não vou fazer esportes por que o joelho não deixa", fez piada.

Mais do que oferecer lazer e esportes à população, o Recife de Coração nos Bairros também aqueceu a economia local. Além de uma feirinha com 25 barracas, nas quais foram vendidos produtos de artesões locais, os proprietários de restaurantes e lanchonetes se prepararam para um aumento na demanda durante a ação, e alguns moradores aproveitaram para incrementar a renda. Foi o caso de Maria Inácia Lago, de 50 anos, que vendeu tortas e salgados na calçada de casa. Enquanto ela lucrava, as filhas de 15 e 11 anos aprendiam a andar de patins. "Foi muito boa toda essa ação para a nossa comunidade. Todo mundo quer se divertir, e não é sempre que podemos nos deslocar para o Recife Antigo, por exemplo".

O Recife de Coração nos Bairros será realizado de forma padronizada em todos os bairros da cidade, sendo escolhido a cada penúltimo domingo do mês, e contará com polos esportivos, infantis e culturais, seguindo o mesmo molde do já tradicional Recife Antigo de Coração, que é realizado no último domingo de cada mês. Vale salientar que a implantação deste projeto não interfere na realização do Recife Antigo de Coração, que continuará acontecendo normalmente.