NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.15 - 16h20

Fórum Microrregional do Recife Participa começa nesta quarta (25)

Programa vai levar plenárias temáticas às 18 Microrregiões da cidade com a presença do secretariado.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Governo e Participação Social, vai percorrer toda a cidade para ouvir a população durante o Fórum Microrregional do Programa Recife Participa. As plenárias temáticas começam nesta quarta-feira (25) e seguem até que se passe por todas as Microrregiões Político-Administrativas da cidade. Os primeiros encontros serão na sede do Escola de Samba Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério, e na Academia da Cidade de Jordão Baixo, às 19h.

Os temas abordados nesta quarta serão, respectivamente, Habitação para a Microrregião 2.2 (Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto) e Educação para a MR 6.2 (Ibura e Jordão). Na quinta-feira (26), os encontros seguem com debates sobre Infraestrutura em Areias e Educação, em Santo Amaro. 

Confira aqui o calendário completo.

Nesta edição, o Fórum Microrregional vai a dois pontos da cidade por dia, potencializando os debates simultâneos, sempre com temáticas distintas para garantir a presença dos gestores de cada área nos encontros. Os temas tratados foram escolhidos pela população na instalação do Fórum. Nesta rodada serão seis plenárias abordando Saúde, quatro sobre Educação, quatro sobre Habitação e outras quatro com o tema Infraestrutura.

Ao todo serão realizadas 18 plenárias, nas quais os cidadãos podem interagir diretamente com os representantes do Poder Público. Não é necessário, para tanto, nenhum tipo de apontamento ou eleição, ficando a palavra assegurada a todo recifense que tiver alguma contribuição para dar à gestão municipal. As plenárias são todas registradas em áudio e vídeo e as informações levantadas são processadas e sistematizadas pelas equipes técnicas da Secretaria de Governo e Participação Social e de Planejamento e Gestão do Recife.

"Este é o momento da gestão ir a todos os cantos da cidade e ouvir o que as pessoas estão pensando. Saber o que elas estão precisando, quais são suas necessidades, para que se tome as decisões de acordo com os anseios da população. Este espaço é o canal de diálogo aberto e constante com a população e precisamos fortalecer e valorizar isso", defendeu o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Sileno Guedes.

O PROGRAMA - O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o Programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal. Desde sua implantação, em 2013, o programa já realizou o Seminário Recife Participa, quando mais de duas mil pessoas discutiram os problemas da cidade com todo o secretariado em mesas temáticas, durante três dias. As demandas discutidas entre Prefeitura e sociedade no Seminário foram incluídas no Plano Plurianual 2014-2017.

Após o seminário, foi instalado o Fórum Microrregional do Recife Participa. Instância permanente de diálogo entre a gestão e a população do Recife, o Fórum já percorreu toda a cidade em 2013, 2014 e chega a sua edição de 2015, já tendo reunido mais de 20 mil pessoas colhendo sugestões, críticas e demandas que garantem a participação da população nas decisões de governo.

Para garantir a interlocução da população com a gestão, foram eleitos em cada Região Político Administrativa Coordenadores e Conselheiros do Recife Participa. Os representantes têm autonomia para convocar o Fórum sempre que julgarem necessário.

Além das instâncias de participação direta, estão no escopo do programa todas as iniciativas da administração municipal que contribuam para o controle social e gestão participativa, como a Ouvidoria Geral do Município, o Portal da Transparência do Recife e o mutirão de cidadania Recife em Ação.