NOTÍCIAS

Administração | 24.03.15 - 16h11

Servidores participam de congresso em Foz do Iguaçu

Pregoeiros e membros das comissões de licitação da PCR assistiram à diversas palestras e oficinas durante toda a última semana. Esta foi a primeira vez que a PCR participou do evento. (Foto: Cortesia)

Com foco na capacitação e aperfeiçoamento dos processos administrativos de licitação, servidores da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife, participaram do 10º Congresso Brasileiro de Pregoeiro. O evento aconteceu entre os dias 16 e 20/03, em Foz do Iguaçu, e reuniu pregoeiros e membros de comissões de licitação de todo o Brasil. Este ano foi a primeira vez que a PCR participou do evento.

Na programação, os congressistas puderam participar de palestras e oficinas com presidentes de Tribunais de Contas e professores com expertise na área de todo o País. Dentre os temas abordados estavam a nova legislação para licitações com microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que sofreu mudanças após a Copa do Mundo. O RDC foi criado para acelerar a contratação de obras de infraestrutura para evento. Porém, agora, teve seu alcance ampliado para projetos na área de saúde e educação.

Para a presidente e pregoeira da comissão permanente de licitação de serviços da PCR, Etiene Pereira, que há 13 anos trabalha no setor, a ida da comitiva ao congresso foi muito positiva. "A interação e a troca de experiência foi maravilhosa. Tivemos contato com os melhores instrutores do Brasil. Um tema bastante debatido foi a importância do papel do pregoeiro dentro da administração pública. Através de capacitação e treinamento, o profissional é um importante instrumento de barreira contra a corrupção", contou.

O evento - O Congresso Brasileiro de Pregoeiro é um dos maiores eventos nacionais de capacitação de servidores públicos.Neste ano foram realizadas 21 oficinas, com 22 palestrantes e cerca de dois mil participantes. Desde 2006, mais de 11 mil agentes foram capacitados. Durante esta trajetória, diversos dos mais renomados professores, legisladores, doutrinadores e autoridades do país nas áreas de Licitações e Contratos Administrativos fizeram parte da programação.