Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.03.18 - 12h50

Ações conjuntas do Recife em Ação e Governo Presente beneficiam moradores de Areias

img_alt

Mutirão de ações da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado levou neste sábado (24) serviços de saúde, educação, infraestrutura e empreendedorismo para o bairro (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo de ofertar cidadania aos moradores de áreas carente, a Prefeitura do Recife dedicou a manhã deste sábado (24) às ações do Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação. Ao lado de secretários e técnicos da gestão, o prefeito Geraldo Julio percorreu a localidade Jardim Uchôa, no bairro de Areias, e acompanhou o trabalho das equipes. Pela segunda vez, o projeto foi ampliado com a inclusão de serviços do Governo Presente, iniciativa do Governo do Estado.

“Hoje está dando para ver, pela quantidade de gente, que são muitos serviços oferecidos e a soma do Recife em Ação com o Governo Presente conseguiu ampliar muito as ações. É um trabalho importante, porque isso mostra a Prefeitura e o Governo do Estado chegando junto da população”, afirmou o prefeito.

A Escola Estadual Heróis da Restauração, localizada na Rua Oiticica Lins, concentrou as atividades de saúde, assistência social, cidadania e educação, além de emissão de documentos e empreendedorismo. Na localidade, foram realizados ainda serviços de limpeza, iluminação e manutenção pública. 

Para quem saiu de casa em busca de atendimento, o sentimento foi de satisfação. A autônoma Marilene Maria da Silva acordou cedo para garantir uma nova via da carteira de identidade. Para ela, o mutirão facilita porque o serviço chega na comunidade e é gratuito. “É muito bom, porque eu precisava tirar uma nova identidade, mas não é fácil, preciso agendar, pagar, então quando apareceu aqui para tirar o documento ajudou muito”, disse.

Após visitar a escola, o prefeito percorreu as ruas do bairro onde estão sendo feitas intervenções. A área conhecida como Praça do Terminal está ganhando nova cara. No espaço, o campo de futebol está sendo todo reformado e já ganhou, inclusive, nova iluminação. Serão colocados ainda alambrado e barras novas. O projeto prevê um parque infantil. O investimento é de R$ 106 mil.

A ação em conjunto tem a meta de inventivar o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção social da violência. Os dois programas - Mutirão Recife em Ação e Governo Presente - são voltados para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e interior.

Em 2017, a Prefeitura do Recife realizou 31 Mutirões em todas as microrregiões da cidade. A previsão é que, em 2018, 40 comunidades sejam beneficiadas com as ações do programa, que desenvolve mais de 45 atividades em todas as localidades. 

Ao longo do sábado, a população pode fazer e atualizar o cartão do SUS, aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e testagem rápida para HIV e sífilis, com orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.

Durante o mutirão, os moradores puderam fazer avaliação antropométrica (peso, estatura, índice de massa corporal) com profissionais do Programa Academia da Cidade. Um mamógrafo móvel também estava disponível para mulheres com idade entre 50 e 69 anos (faixa etária considerada de risco para o Ministério da Saúde) para realização do exame de rastreio.

Ao longo do sábado, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias. Foram realizados trabalhos para melhorar o escoamento de águas em vias como as ruas Santa Joana D’Arc e Sebastião Grande.

A Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade e irá reparar os pontos que estiverem com problemas. Já foram identificados em vistoria 13 pontos que receberão manutenção, e reposição de 14 luminárias. Serão beneficiadas ruas como Jupiraci, Projetada 2, Sebastião Grande, João Paulo II, da Laranjeira, entre outras.

O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área.  Ao todo, 59 ajudantes fizeram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que fossem coletadas aproximadamente 30 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 20 mil.

Professores da Diretoria de Ensino de Gestão Pedágogica (DEGP), da rede municipal de ensino dedicaram as atenções aos pequenos. Houve contação de histórias, brincadeiras e oficina de acróstico (composição literária normalmente poética em que as letras iniciais, do meio ou do fim formam nomes ou palavras em concreto). Além disso, a Diretoria de Tecnologia realizou atividades em tablets, voltado para crianças de 5 e 10 anos e atividades com robótica lego de encaixe para crianças a partir dos 14 anos.

Dentro das atividades, a população de baixa renda teve a chance de se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Já a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, serão feitas abordagens pessoais e divulgação dos serviços da Sepod. No âmbito do cuidado, os profissionais deram orientações e fizeram atendimentos individuais e em grupos para usuários de drogas e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas.

A equipe técnica da Secretaria da Mulher aproveitou para divulgar os serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ofereceu os serviços de Intermediação de Mão de Obra da Agência do Emprego do Recife. A população recebeu orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos e cursos de aperfeiçoamento.

Fora isso, professoras e alunos da Escola Profissionalizante do Bongi atenderam os moradores, gratuitamente, fazendo design de sobrancelhas e corte de cabelos.

Governo Presente  - O programa defende a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, com foco na atuação em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina desde 2008. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua buscando a diminuição dos índices de violência levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista.

Durante este ano, também serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente.