Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 24.03.22 - 17h35

Prefeitura do Recife forma novas turmas em Curso de Cuidador de Idosos

img_alt

Certificados foram entregues a 24 pessoas que participam do curso (Foto: PCR/Divulgação)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), realizou nesta quinta-feira(24) mais uma formação de turma do Curso de Cuidador de Idosos. A Gerência da Pessoa Idosa do Recife, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), entregou 24 certificados a moradores de diversos bairros do Recife, que participaram do curso realizado no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Estiveram presentes ao evento, a secretária-executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, a gerente  da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros e também o secretário-executivo de Segurança Cidadã, Paulo Moraes.

Cacilda Medeiros, responsável pela Gerência da Pessoa Idosa do Recife, ressalta que a proposta do curso é criar possibilidades para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática de atividades relacionadas ao cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança.  Ela  destaca que o Brasil, assim como nossa cidade, passa por um processo de envelhecimento acelerado , algo que precisa ser comemorado como um ganho social de um povo. Mas ou mesmo tempo exige mudanças nas políticas sociais. "Essa formação de hoje demonstra a preocupação da Prefeitura do Recife em qualificar o cuidado para com as pessoas idosas e garantir a oferta desse serviço, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma das atividades que mais cresce no mercado de trabalho", ressalta.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, o Brasil possui mais de 28 milhões de idosos – aqueles indivíduos com 60 anos ou mais, segundo a classificação da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, esse número corresponde a 13% da população brasileira, porém, se tudo se encaminhar conforme a Projeção da População, também divulgada pelo IBGE, é provável que o percentual de idosos chegue a dobrar no Brasil nas próximas décadas. Conforme descreve o estudo, em 2043 até um quarto da população brasileira terá mais de 60 anos, ultrapassando a estimativa de jovens, inclusive. "Por este motivo, é cada vez mais importante pensar em soluções que proporcionem melhor qualidade de vida para esse segmento, principalmente ter pessoas qualificadas para cuidar dos idosos", afirma Cacilda, que planeja formar este ano outras seis turmas, qualificando cerca de 100 pessoas.

Desde que esse curso passou a ser oferecido pela Prefeitura, em 2019, já foram capacitadas outras 100 pessoas. Para participar do curso é preciso ser maior de 18 anos. O próximo será realizado em abril, no Sesc de Santo Amaro. As inscrições ainda não estão abertas, mas serão anunciadas em breve.

Marcelo Martins da Silva, 57 anos, morador do bairro de Água Fria, está entre as 24 pessoas que receberam o certificado de cuidador de idosos neste dia.  "Ele disse que aprovou o curso, achou a linguagem fácil e de boa compreensão e que vai recomendar a capacitação a amigos e familiares.

Samuel de Lima Júnior, 21 anos, morador também de Água Fria, fez o curso porque disse ter interesse pela área de saúde e acredita que a função de cuidador de idoso terá um vasto campo devido ao fato de os brasileiros estarem envelhecendo.

Já Maria da Conceição Fernandes da Silva, 43 anos, moradora do bairro do Arruda, optou por realizar o curso para melhorar o trabalho que já exerce como cuidadora de idosos há mais de 10 anos. Ela já havia realizado uma qualificação na mesma área há muito tempo e sentiu a necessidade de se atualizar. "Tudo muda, tudo se renova e é importante buscar novas experiências para melhorar o trabalho que faço diariamente com os meus idosos", destacou.