Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 24.03.22 - 11h44

Prefeitura do Recife recebe Daniel Annenberg para palestra sobre inovação digital

A iniciativa é direcionada aos servidores e servidoras da Prefeitura, em especial aos engajados no processo de transformação digital dos seus setores

Na trilha da transformação digital no ambiente público e governamental, conhecimento é parte do processo das mudanças. Assim, no próximo dia 1º de abril, a Secretaria Executiva de Transformação Digital do Recife, receberá o ex-secretário de  Inovação e Tecnologia da capital paulista e atual vereador paulistano Daniel Annenberg para uma palestra sobre ‘Inclusão Digital Realizada na Prática: do Poupatempo à linguagem simples’. O convite para esse bate-papo sobre inovação, desafios e oportunidades do universo digital é voltado para os servidores da Prefeitura do Recife engajados na transformação digital da instituição nos seus mais diversos setores de atuação. O encontro será virtual, a partir das 10h, e os servidores interessados podem se inscrever a partir de hoje (24.03) no site. As inscrições se encerram na quinta-feira da próxima semana (31.03). 

Quando secretário de  Inovação e Tecnologia da capital paulista, Daniel Annenberg foi um dos idealizadores do Poupatempo, sistema que integra digitalmente todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo ao cidadão. Também investiu em inclusão digital ao triplicar os pontos de wi-fi livre, digitalizou 99% dos processos da prefeitura, implementou serviços eletrônicos e diminuiu os prazos para a abertura de empresas na cidade. Outro assunto a ser abordado por Daniel é projeto, de sua autoria, que transformou São Paulo na primeira cidade do país com uma Política Municipal de Linguagem Simples, que busca simplificar a comunicação entre a prefeitura e a população.

“Todas essas iniciativas serão trazidas por Daniel para nosso encontro. Oportunizar acesso à informação e investir na formação dos servidores é parte importante do processo de mudança que estamos, juntos, ajudando a promover dentro da Prefeitura do Recife. A transformação digital dentro do ambiente público e governamental precisa mirar em exemplos exitosos. Aprender com o sucesso e as dificuldades de outros projetos nos ajudará a construir alternativas para essa mudança de mindset, para o processo criativo e de inovação digital”, explica Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital.

Transformação digital na Prefeitura - O processo de transformação digital da Prefeitura do Recife envolve uma série de ações coordenadas pela Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdigital) que tem a missão de simplificar a relação entre a Prefeitura do Recife e o cidadão. Hoje a Prefeitura conta com a Rede de Transformação Digital, que envolve o trabalho de mais de 80 servidores engajados na tarefa da mudança do mindset em todas as áreas de atuação do executivo, entre outras atribuições. A rede proporcionou a criação do E.I.T.A. Recife!, o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta da capital pernambucana que roda, hoje, o 1º Ciclo de Inovação Aberta.

As iniciativas trazidas pela inovação com uso da tecnologia como ferramenta de transformação, está presente em diversas áreas de atuação da Prefeitura. Esse é o caso  da automação de 100% dos serviços da Secretaria de Finanças e o Conecta Recife App, que reúne mais de 120 serviços que podem ser acionados pela população. Entre os serviços que se destacam no aplicativo está o Recife Vacina, case de sucesso sobre agendamento eletrônico da vacina contra a covid-19. O Bora Testar, agendamento de testagem rápida também da covid, é outro exemplo de sucesso. 

O empreendedorismo também está na mira da transformação digital. O GO Recife, plataforma digital voltada para a geração de emprego e renda, e o CredPop, que realiza empréstimos de até R$ 3 mil com juros de 0,99%, são exemplos de inovação aliada à tecnologia e capital humano.

Além dessas iniciativas, a equipe da Setdigital trabalha numa frente ampla de articulação (interna e externa) e implementação de projetos, ações e iniciativas buscando consolidar e acelerar os processos de inovação dentro da Prefeitura do Recife.