Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 24.03.23 - 20h24

A fim de estimular a prática de exercícios físicos, Prefeitura do Recife promove Festival Esportivo

img_alt

Evento começa nesta segunda, 27, e apresenta diversas modalidades esportivas a estudantes da rede municipal de ensino; mais cinco datas serão utilizadas ainda em março, abril e maio (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

Com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte e promover o exercício físico como ferramenta de desenvolvimento integral dos praticantes, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, realizará o Festival Esportivo. Em parceria com a Secretaria de Educação, os participantes serão os alunos da rede municipal de ensino. A segmentação das atividades se dará pelas seis regiões político-administrativas (RPA’s), com data e local específicos para cada uma. A primeira, na RPA 01, acontece neste dia 27, segunda, no Sport Club do Recife, na Madalena, das 8h às 14h. Há outras cinco datas para o evento, distribuídas entre março, abril e maio. 

 

“É um aperitivo para as pessoas fazerem: ‘opa, vai ter atividade, vai ter competição, vai ser massa"', detalha Yane Marques, secretária executiva de Esportes. “A gente pega esses alunos, levamos para os locais e focamos nesse fomento da vivência esportiva dessas garotas e garotos em diversas modalidades”. 

 

As atividades na RPA 02 acontecem no dia 29 de março, no Santa Cruz Futebol Clube, no Arruda. Na RPA 03, 10 de abril, no Clube Náutico Capibaribe, nos Aflitos. As da RPA 04 serão no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, em 13 de abril. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no setor de educação física, recebe as da RPA 05, no dia 16 de maio. Fechando, tem a RPA 06, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), Imbiribeira, em 18 de maio. O horário, em todos os dias, é das 8h às 14h. 

 

Nesta edição de 2023, serão desenvolvidas 12 modalidades: basquete, badminton, handebol, futsal, voleibol, hóquei na grama, tiro com arco, atletismo, judô, luta olímpica, esgrima e taekwondo. As atividades serão em sistema de rodízio (estações), ofertadas conforme as particularidades de cada região. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), concluiu-se que os adolescentes entre 11 e 17 anos não têm o hábito de praticar exercícios físicos, contribuindo para o crescimento de adultos não saudáveis. Esse estudo foi um dos fatores que fundamentaram a definição da faixa etária entre 10 e 12 anos como prioritária nesta edição do Festival Esportivo. 

 

 

SERVIÇO

 

Festival Esportivo, das 08h às 14h

– 27 de março, RPA 01 - Sport Club do Recife, na Madalena 
– 29 de março, RPA 02 - Santa Cruz Futebol Clube, no Arruda 
– 10 de abril, RPA 03 - Clube Náutico Capibaribe, nos Aflitos 
– 13 de abril, RPA 04 - Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro 
– 16 de maio, RPA 05 - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 
– 18 de maio, RPA 06 - Ginásio Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira