Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 24.03.23 - 20h20

Prefeitura do Recife realiza 6ª edição da Semana da Juventude

img_alt

Programação visa reforçar o comprometimento com a promoção de políticas públicas para a juventude e divulgar as ações da Prefeitura do Recife voltadas para esse público (Foto: Wagner Ramos/PCR)
Em alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), promoverá a 6ª Semana da Juventude do Recife, entre os dias 26 e 31 de março. A programação contará com várias iniciativas cujo objetivo é reforçar ações, serviços e programas realizados pelo município para contemplar o público jovem. A Semana da Juventude do Recife é assegurada pela Lei Municipal 18.709/2020. Esse ano, o tema será "Construindo caminhos para a participação juvenil".

A 6ª edição da Semana da Juventude irá fomentar diálogos com os jovens e atores estratégicos que direcionam os jovens a oportunidades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Todas as ações serão realizadas em parceria com diversas secretarias e órgãos municipais, além do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ) e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

A programação contará com atividades culturais, de lazer, de participação social e de formação profissional. Uma das ações será a Arena de Direitos, cujo objetivo é viabilizar rodas de diálogos com estudantes dos ensinos fundamental, médio e tecnólogo sobre os 11 direitos contidos no Estatuto da Juventude. Além disso, haverá ações de distribuição de kits de saúde bucal e de prevenção para ISTs, testagens e aconselhamentos para os jovens.

Outra ação de destaque será o Prêmio Semeadores das Políticas Públicas da Juventude (PPJs), que acontecerá na Casa Zero às 19h. O evento irá premiar pessoas, grupos e instituições que se destacaram no município no diálogo sobre as Políticas Públicas de Juventude.

Confira abaixo a programação completa da 6ª Semana da Juventude do Recife, com o tema "Construído caminho para a participação juvenil":

● Domingo (26/03)

 

14h - Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down - Ação aberta ao público na Avenida Rio Branco, bairro do Recife.

Evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. Será uma tarde multicultural com apresentações e muita diversão.  


● Segunda-feira (27/03)

 

9h30 - Arena de direitos: Construindo caminhos para participação juvenil - Escola Municipal Vila Sésamo - Rua Vale do Cariri, 290, UR 05/Ibura.

Roda de diálogo com estudantes sobre os 11 direitos da juventude, tendo como estratégia a participação juvenil para acessar o sistema de garantia de direitos. 

 

14h - Oficina sobre CredPOP e cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) - Organização Coque Conecta - Rua do Maruim, 65, São José.


● Terça-feira (28/03)

 

9h30 - Arena de direitos: Construindo caminhos para participação juvenil - Escola Municipal Cícero Franklin de Cordeiro - Rua Felipe dos Santos, s/n, UR-5/Ibura. 

Roda de diálogo com estudantes sobre os 11 direitos da juventude, tendo como estratégia a participação juvenil para acessar o sistema de garantia de direitos.

 

10h - Prevenção e educação em saúde para juventude em situação de rua - Parque Treze de Maio - Rua Mamede Simões, 111, Boa Vista.

Distribuição de kits de saúde bucal e de prevenção para ISTs com os jovens em situação de rua.

 

18h - Mutirão Jovem da Iputinga - Ação aberta ao público na Escola Municipal Diná de Oliveira - Rua São Mateus, s/n, Iputinga.

Testagem e aconselhamento para ISTs, vacinação, oficina de turbante e roda de diálogo sobre saúde, violências e enfrentamento ao racismo. Participação do grupo de educadores da GESTOS - Soropositividade, Comunicação e Gênero. 


● Quarta-feira (29/03)

 

09h - Palestra de Orientação profissional - Escola Técnica Estadual Miguel Batista - Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487, Macaxeira.

Diálogo com estudantes sobre como acessar a agência de empregos do Recife

 

10h - “Partiu pra gerar no profissional” - EREM Engenheiro Lauro Diniz - Praça Marechal Soares D'Andrea, Ipsep.

Orientação para estudantes sobre como construir o próprio currículo e como se apresentar em entrevistas de emprego.

 

19h - Prêmio Semeadores das Políticas Públicas da Juventude (PPJs) - Casa Zero - Rua do Bom Jesus, 237, bairro do Recife. 

Premiação de pessoas, grupos e instituições que se destacaram por sua atuação no diálogo sobre as PPJs.


● Quinta-feira (30/03)

 

10h - Diálogo com Jovens Aprendizes da Prefeitura do Recife - Caixa Cultural - Av. Alfredo Lisboa, 505, bairro do Recife.

Bate papo com os jovens aprendizes sobre o Estatuto da Juventude e visita guiada na Caixa Cultural.

 

14h - Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Juventude Negra por Direitos - Prefeitura do Recife.

Identificar demandas e definir plano de trabalho para 2023. 

 

19h - Diálogo sobre juventude Negra e racismo religioso na saúde - Ação aberta ao público no Armazém do Campo - Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônio.

Encontro com jovens das religiões de maior expressividade no culto afro-brasileiro, como o candomblé, a umbanda e a jurema, para discutir estratégias de combate ao racismo religioso na saúde.


● Sexta-feira (31/03)

 

09h30 - Arena de direitos: Construindo caminhos para participação juvenil - EMTI Maria Sampaio de Lucena -  Rua Santa Maria Madalena, 112, Cohab/Ibura).

Roda de diálogo com os estudantes sobre os 11 direitos da juventude, tendo como estratégia a participação juvenil para acessar o sistema de garantia de direitos.

 

15h - Roda de prevenção combinada e testagem para ISTs - Ação aberta ao público na Livroteca Brincante do Pina - Rua Artur Lício, 291, Comunidade do Bode, Pina. 

 

18h - Oficina Juventudes por Direitos - Casa Zero - Rua do Bom Jesus, 237, bairro do Recife.

A ação será realizada com os estudantes do Programa Conexões Periféricas